Anozero: Bienal de Arte Contemporânea de Coimbra já percorre a cidade

A bienal de arte vai passar pelos espaços classificados como Património da Humanidade da Unesco.

30 outubro, 2015≈ 3 mins de leitura

A partir de 31 de outubro, e durante todo o mês de novembro, a bienal “Anozero: Encontros de Arte Contemporânea de Coimbra” vai percorrer o património cultural da cidade de Coimbra.

Os Encontros consistem em cerca de 30 atividades que vão ter lugar em espaços classificados como Património da Humanidade da UNESCO e outros lugares de relevância histórica na cidade de Coimbra.

“Acreditamos que a arte contemporânea pode, como poucas práticas, ativar permanentemente estes espaços”, afirma o diretor do Círculo de Artes Plásticas de Coimbra (CAPC), Carlo Antunes. “Parece-nos pouco interessante que estes espaços fiquem reféns da sua longa história e não sirvam como ativadores de um pensamento contemporâneo a partir da própria história”, continua.

A arte contêmporanea pode ativar permanentemente os espaços

O principal objetivo é divulgar o património cultural da cidade, mas também contribuir para uma mais significativa integração da cultura artística contemporânea no quotidiano da cidade e dos seus cidadãos.

Com o título “Um lance de dados”, a primeira edição do Anozero assenta na ideia da circunstância efémera do mundo. Adotando como mote o poema “Um lance de dados jamais abolirá o acaso” (1897), do poeta simbolista Stéphane Mallarmé, o projeto converge sobre a problemática do transitivo, sobre o ciclo de vida e morte das atividades humanas.

Os encontros são organizados pelo CAPC em parceria com a Universidade de Coimbra e a Câmara Municipal de Coimbra, e pretendem dar proeminência à recente distinção da Universidade de Coimbra, Alta e Rua da Sofia como Património da Humanidade da UNESCO.

A organização procura ainda voluntários para zelarem as 20 exposições que estarão patentes entre 31 de Outubro e 29 de Novembro.

Tudo sobre o Anozero em http://anozero-bienaldecoimbra.pt/.

Veja outras notícias relacionadas com o Anozero no Especial Ano Zero’15 /noticias/artigos/mosteiro-de-santa-clara-a-nova-continua-como-o-principal-espaco-da-edicao-2019-da-bienal-anozero/