O Fantasma da Liberdade na 5.ª edição do Anozero - Bienal de Coimbra

De 6 de abril a 30 de junho, cerca de 40 artistas em oito espaços da cidade evocam O Fantasma da Liberdade.

AB
Ana Bartolomeu
MC
Marta Costa
29 fevereiro, 2024≈ 2 mins de leitura

© UC | DCOM

O Fantasma da Liberdade, tema da edição de 2024 do Anozero – Bienal de Coimbra, surge inspirado no filme com o mesmo nome, do cineasta espanhol Luis Buñuel, lançado em 1974. O tema permite “deslocar aquilo que poderia ser uma celebração [50 anos do 25 de abril] para um processo muito mais dinâmico”, conta a curadora do Anozero – Bienal de Coimbra, Marta Mestre, favorecendo assim o diálogo com “outros processos revolucionários do século XX, como por exemplo o Manifesto Surrealista”.

Da lista de 39 artistas, nem todos são contemporâneos. Existem artistas históricos, entre os quais Túlia Saldanha, Clara Menéres ou Robert Filliou, que “nos ajudam a perspetivar uma espécie de relação com o passado que é dinâmica”, explica Marta Mestre.

O Fantasma da Liberdade “vai sobrevoar a bienal com pequenos gestos e figuras”, conta o também curador do Anozero – Bienal de Coimbra, Ángel Calvo Ulloa. O núcleo central concentra-se no Mosteiro de Santa Clara-a-Nova. A este juntam-se mais sete espaços da cidade: o Círculo de Artes Plásticas de Coimbra (CAPC – Sede e Sereia), a Sala da Cidade, a estação de Coimbra-B e, na Universidade de Coimbra (UC), o Jardim Botânico, o Colégio das Artes e o Pátio das Escolas.

“Pela primeira vez, haverá uma instalação no coração da própria Universidade”, destaca o Vice-Reitor da UC para a Cultura e Ciência Aberta, Delfim Leão. O artista angolano Yonamine é o escolhido para o Pátio das Escolas, e vai trazer uma instalação que “dialoga com a história do local, nomeadamente com esses vários estratos históricos, o romano, o árabe, o moçárabe e outros”. O Pátio das Escolas, “uma janela ampla sobre o Mondego”, como o define Delfim Leão, “convida-nos também a pensar no drama que todos os dias se cruza no Mediterrâneo”.

Também presente na sessão de apresentação dos artistas, o presidente da autarquia, José Manuel Silva, não esconde as elevadas expetativas para a quinta edição do Anozero. “A cultura é indissociável de toda a vivência desta cidade”, defende. O autarca garante ainda que “estas três forças vivas [Círculo de Artes Plásticas, Universidade de Coimbra e Câmara Municipal de Coimbra] continuam bem unidas no objetivo de fazer crescer a Bienal, que é já uma marca da cidade”.

Em paralelo existe ainda um programa convergente que "superou todas as expetivas", adianta o diretor do Círculo de Artes Plásticas de Coimbra, Carlos Antunes. "Teremos mais de 40 projetos, quase todos autopropostos, de instituições e privados, o que dá bem conta da inscrição da Bienal na nossa cidade".

Conheça a programação completa do Anozero - Bienal de Coimbra aqui.

Lista de artistas por espaços (a itálico os artistas com obras comissionadas para a presente edição da Bienal)

Mosteiro de Santa Clara-a-Nova

Adam Pendleton (Estados Unidos)

Aline Motta + Ricardo Aleixo (Brasil)