António Dourado dá última lição no Departamento de Engenharia Informática da UC

Professor Catedrático da FCTUC profere a última lição na segunda-feira, dia 18, às 17h30, no Auditório Laginha Serafim.

12 março, 2024≈ 3 mins de leitura

A lição de jubilação de António Dourado, Professor Catedrático no Departamento de Engenharia Informática (DEI) da Universidade de Coimbra (UC), decorre no próximo dia 18 de março, segunda-feira, pelas 17h30, no Auditório Laginha Serafim, no Departamento de Engenharia Civil (DEC), Polo II da UC.

No âmbito da sua jubilação, o Professor António Dourado proferirá a sua última lição, num momento de homenagem ao trabalho desenvolvido ao longo do seu percurso no Departamento de Engenharia Informática e na Universidade de Coimbra.

A última aula será focada nos aspetos fractais do desenvolvimento e o futuro do Homo Sapiens. Posteriormente, segue-se um momento com a Sagração da vida na Aldeia Global, com a participação da Classe de Saxofones da SALATINA - Associação Artística e Cultural de Coimbra, finalizando com as conclusões.

António Dourado assumiu funções enquanto Diretor Científico do Grupo de Computação Adaptativa do Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra (CISUC), desde a sua fundação até 2019. Foi Diretor do Departamento de Engenharia Informática, Membro eleito do Conselho Científico da FCTUC e da Comissão Científica do DEI, Presidente do Conselho Pedagógico do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e membro do Conselho Diretivo e da Assembleia de Representantes da FCTUC. É membro do IEEE (Computational Intelligence Society, System Man and Cybernetic Society, Engineering in Medicine and Biology Society) e da ACM, tendo sido cofundador da European Control Association e Presidente e cofundador da Associação Portuguesa de Controlo Automático (IFAC National Member). Foi, também, assistente, Professor Auxiliar e Professor Associado nos Departamentos de Engenharia Informática e de Engenharia Eletrotécnica da UC, onde lecionou disciplinas em Engenharia Informática, Engenharia Eletrotécnica e Engenharia Biomédica. Esteve envolvido em projetos nacionais e internacionais, tendo sido coordenador do projeto EPILEPSIAE do FP7 EU. É autor ou coautor de mais de 250 publicações internacionais em revistas de referência, capítulos de livros e conferências.