Arranca edição 2023 do evento Abordagens Interdisciplinares para a Docência da UC

A iniciativa realiza-se entre 6 e 7 de julho e tem como tema Diálogo de Saberes para uma Vida Sustentável. Promovida pela Universidade de Coimbra, está enquadrada no âmbito da Formação de Professores.

Marta Costa
Ana Bartolomeu
06 julho, 2023≈ 2 mins de leitura

© UC l Ana Bartolomeu

São 12 horas, creditadas pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua e pela Universidade de Coimbra (UC), num curso gratuito que se realiza entre 6 e 7 de julho, na UC. A Iniciativa Abordagens Interdisciplinares para a Docência da UC (AIDUC) tem, em 2023, o tema Diálogo de Saberes para uma Vida Sustentável e junta cerca de 120 inscritos, entre docentes da Educação Pré-Escolar, do Ensino Básico e do Ensino Secundário.

De acordo com a Vice-Reitora para o Ensino e Atratividade, Cristina Albuquerque, é um evento que “possibilita a troca de conhecimento e de saberes” em torno de um objetivo maior. “A educação é, por essência, social. O maior dos nossos desafios é a inspiração dos estudantes, o estabelecimento de um espírito crítico e de um questionamento constante”, acrescentou a responsável durante a sessão de abertura da formação.

De acordo com Cristina Albuquerque, “por isso é tão importante estar aqui, também a fundamentar o nosso papel [enquanto docentes] e saber como interagir, como inspirar e instruir os nossos estudantes”.

Eis o que pode fazer:

A segunda edição do AIDUC “surge no contexto de proximidade da UC com as escolas”, sublinhou o presidente da Comissão Científica, Paulo Nobre. O docente destacou o papel das 25 oficinas, a decorrer durante os dois dias de formação, num trabalho de “mais de 30 docentes e investigadores da UC e algumas colaborações externas”.

Quanto ao tema escolhido para 2023, Paulo Nobre deixou no ar a questão se os docentes devem “falar de uma educação sustentável”, garantindo que “há desafios, mas também oportunidades”. “Todas as áreas do saber podem contribuir [para a sustentabilidade] e são eles a base para uma educação sustentável”, sublinhou.

Saiba mais sobre a iniciativa formativa Abordagens Interdisciplinares para a Docência da UC em www.uc.pt/aiduc/