Biomedicina e Biotecnologia em discussão na Universidade de Coimbra

CIBB Meeting 2021 decorre na segunda-feira, 20, em formato online, contando com a participação do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor

C(
Carolina Caetano (CNC-UC)
16 dezembro, 2021≈ 4 mins de leitura

Realiza-se na segunda-feira, dia 20, em formato online, a partir de Coimbra, o encontro científico CIBB Meeting 2021, um evento para a discussão e promoção da investigação no âmbito das ciências biomédicas e da biotecnologia.

Este evento é organizado pelo consórcio que reúne o Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) e o Instituto de Investigação Clínica e Biomédica de Coimbra (iCBR), o Centro de Inovação em Biomedicina e Biotecnologia (CIBB), que viu recentemente renovado o estatuto de Laboratório Associado.

Luís Pereira de Almeida, coordenador do CIBB, explica que este é um encontro “para estimular o debate sobre as ciências biomédicas e biotecnológicas e para possibilitar tanto a partilha de ideias entre investigadores, como o estabelecimento de novas colaborações internacionais, contribuindo assim para a missão do CIBB: promover a investigação fundamental, a sua aplicação no tratamento de doença e na criação de valor”.

A sessão de abertura do CIBB Meeting, a partir das 9h00, vai ter as intervenções de Luís Pereira de Almeida e Vice-Reitora da UC para a Investigação, Cláudia Cavadas. Durante a manhã, está agendada também a participação do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, que vai falar sobre os novos desafios da ciência em Portugal, e de Jorge Brandão, do Centro 2020, que vai dar conta do apoio da Região Centro ao financiamento da Ciência. Patrícia Calado, da Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica, vai abordar o financiamento do Horizonte Europa.

No programa deste ano do CIBB destacam-se também palestras de investigadores internacionais de renome, tais como Björn Schumacher, (Faculdade de Medicina da Universidade de Colónia, Alemanha) e Guoping Feng (MIT, Instituto McGovern, EUA), assim como intervenções de elementos do corpo editorial de revistas científicas de grande prestígio (Nature Biotechnology e Lancet).

O evento, que conta com mais de 300 participantes que terão contacto com diferentes perspetivas da investigação básica, clínica e translacional, inclui ainda atividades de networking, promovidas pelos investigadores pós-doutorados e pelos alunos de Doutoramento do CIBB, e uma mesa redonda, onde serão discutidos o presente e o futuro da atual pandemia.

A sessão de encerramento, pelas 19h00, vai contar com a participação do Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão.

Mais informações e o formulário de inscrição no evento estão disponíveis em https://www.cnc.uc.pt/pt/encontro-cibb-2021.