Bolsas Santander mobilidade dão mundo a 67 estudantes e docentes

Foram atribuídas 67 Bolsas Santander a estudantes e docentes para participarem em programas de mobilidade da UC em 2023, num valor total de 80.000 euros.

Maria Cano
KP
Karine Paniza
11 novembro, 2023≈ 2 mins de leitura

© UC I DCOM

“É um voto de confiança que nos leva a dedicarmo-nos mais aos estudos” e “esperamos um dia poder retribuir à comunidade e à sociedade aquilo que fizeram por nós”. Quem o diz é a estudante de Medicina da Universidade de Coimbra (UC), Beatriz Fernandes, uma das 50 contempladas com a Bolsa Santander Erasmus 2023.

Na cerimónia de entrega de certificados das bolsas Santander estiveram também estudantes e docentes que receberam Bolsas Santander CPLP. No total, foram entregues 17 bolsas desta tipologia.

“Temos ligação com a Universidade de Rovuma, Moçambique, e temos a felicidade de ter dois alunos de doutoramento na UC que são docentes nessa universidade. O interesse foi poder seguir de perto os trabalhos de investigação que os dois alunos estavam a fazer e colaborar do ponto de vista da docência”, testemunha o docente da UC e bolseiro no programa Santander Mobilidade CPLP, Fernando Lopes.

Já a estudante da Universidade de São Paulo e bolseira do mesmo programa, Carolina Falvo, explica que passado um mês optou “por prorrogar a mobilidade”, considerando a bolsa a “promessa de uma jornada repleta de desafios”. A estudante agradeceu à UC e ao Santander “por apostarem em sonhos”.

Eis o que pode fazer:

As Bolsas Santander Erasmus são um complemento económico para estudantes da UC com limitações económicas que participam em programas Erasmus. Já as Bolsas Santander CPLP servem para estudantes ou docentes realizarem períodos de estudo, docência ou investigação em instituições da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Presente na cerimónia, o Administrador Executivo do Banco Santander Portugal, Ricardo Jorge, explica que o Santander Universidades apoia instituições de ensino superior em 14 países, “num total de um milhão de pessoas que são impactadas por ano”. Ricardo Jorge relembrou que “ter mundo é uma coisa muito importante” e que o banco existia também para “inspirar as pessoas a terem uma vida melhor”.

O Reitor da UC, Amílcar Falcão, sublinhou a importância da mobilidade pois ao viajar para outros países e conhecer outras realidades “aprendemos bastante dessa forma e quando chegamos trazemos sempre algo de novo”. “Fico muito contente por ver aqui pessoas que saem e pessoas que chegam”, rematou.

Bolsa Santander Erasmus 2023: Estudantes presentes na cerimónia

Nome Faculdade UC Faculdade Erasmus País Erasmus
Ana Souto FMUC Universidade de Pavia Itália
Ana Gonçalves FMUC Universidade Carolina de Praga Chéquia