Campeonato Mundial Universitário de Canoagem chega pela primeira vez a Portugal

O evento vai contar com a participação de mais de 200 atletas.

01 junho, 2016≈ 3 mins de leitura

© UC | Rui Santos

A Universidade de Coimbra (UC) recebeu a sessão de apresentação do 7.º Campeonato Mundial Universitário de Canoagem, que vai acontecer entre 7 e 10 de junho, no Centro de Alto Rendimento de Montemor-o-Velho. A competição vai contar com a presença de atletas dos cinco continentes.

valorizar as nossas capacidades físicas, humanas e infraestruturas na organização de eventos, sejam internos, nacionais ou internacionais

Durante a conferência de apresentação, o presidente do Comité Organizador, Mário Santos, afirmou que o evento procura “valorizar o desporto no seio universitário, fortalecendo o seu enorme potencial social”. Sendo uma organização realizada num curto período de tempo, devido ao cancelamento do evento inicialmente previsto para setembro, no México, a concretização do mesmo é também uma forma de valorizar as “nossas capacidades físicas, humanas e infraestruturas na organização de eventos, sejam internos, nacionais ou internacionais”, sublinha.

Segundo o Reitor da UC, João Gabriel Silva, a realização do campeonato em Portugal é uma forma de mostrar a aposta da UC no desporto, em parceria com a Associação Académica de Coimbra (AAC), e de “encontrar formas de aumentar o número de estudantes e outros membros da comunidade universitária” que o praticam. O reitor ainda destaca que o objetivo último do evento passa por levar a que “o máximo de membros da comunidade universitária tenha uma actividade física regular para o seu próprio bem”.

Também o presidente da AAC, José Dias, acredita que “é de extrema importância” receber este tipo de eventos e iniciativas “uma vez que estamos em fase de preparação para os Jogos Europeus de 2018”.

O 7.º Campeonato Mundial Universitário de Canoagem vai contar com a participação de mais de 200 atletas de 20 países, entre eles Francisca Laia, estudante de Faculdade de Medicina da UC, que também vai participar nas Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro, Brasil. O evento está a ser realizado pela Federação Portuguesa de Canoagem em parceria com a UC, a AAC, a Federação Internacional de Desporto Universitário, a Federação Académica de Desporto Universitário (FADU) e ainda com os municípios de Coimbra e Montemor-o-Velho.

Reportagem de Ana Zayara, estudante de Jornalismo e Comunicação na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.