“Campo/Contracampo” de José Pedro Croft inaugura a 19 de setembro no Convento de Santa Clara-a-Nova

15 setembro, 2020≈ 3 mins de leitura

No próximo sábado, dia 19 de setembro, pelas 17h00, inaugura a exposição “Campo/Contracampo”, de José Pedro Croft.

A exposição, coproduzida com a Fundacíon Cerezales Antonino y Cinia, cumpre duas aspirações matriciais do Anozero – Bienal de Arte Contemporânea de Coimbra: a sua internacionalização e o desejo estratégico de produzir no espaço temporal entre duas bienais uma exposição individual de dimensão internacional, procurando marcar uma presença constante na cidade.

Aquela que é a primeira coprodução internacional do Anozero, esteve exposta, entre 1 de dezembro de 2019 e 15 de março de 2020, na Fundación Cerezales Antonino y Cinia, em León, onde surgia como «uma intervenção escultural de grande formato que lida[va] com as relações entre forma e espaço».

Na adaptação para Coimbra, o diretor da Bienal, Carlos Antunes, refere que o conjunto escultórico de José Pedro Croft, na presença do Maneirismo do Refeitório do Convento de Santa Clara-a-Nova, «reconfigura-se e acompanha a verticalidade do espaço propondo um conjunto de dois trípticos monumentais que se verticalizam e desmaterializam, removendo parcialmente os elementos construtivos de revestimento — chapas de aço pintado —, ativando a estrutura regular de suporte das esculturas, antes dissimulada pelo revestimento». Carlos Antunes continua, salientando a «materialidade, cor, sombra, luz, espaços de fuga e de tensão [que] estabelecem correlações improváveis, campos de energia em trânsito que, impedindo a perceção total e imediata do espaço do refeitório, o reconfiguram, criando jogos duplos».

A exposição “Campo/ContraCampo” é uma organização do Anozero – Bienal de Arte Contemporânea de Coimbra e da Fundación Cerezales Antonino y Cinia, com produção da Artworks, coordenação da Galeria Vera Cortês e da Galería La Caja Negra e apoios do Círculo de Artes Plásticas de Coimbra, da Câmara Municipal de Coimbra e da Universidade de Coimbra.

A exposição pode ser visitada, gratuitamente, até 12 de dezembro, de terça a sábado, das 14h00 às 18h00 no Convento de Santa Clara-a-Nova.

 

Mais informações aqui.

 

Círculo de Artes Plásticas de Coimbra
Partilhe