TAGV recebe ΛƬSUMOЯI no Festival Abril Dança Coimbra

A estreia absoluta da nova criação da coreógrafa de Coimbra Catarina Miranda acontece a 27 de abril às 21h30. É uma coapresentação com o Festival Dias da Dança do Porto.

TT
TAGV
22 abril, 2024≈ 3 mins de leitura

© DR

Em ΛƬSUMOЯI, Catarina Miranda parte da peça de teatro japonesa noh ΛƬSUMOЯI, escrita por Zeami Motokiyo no século XV, para criar um espetáculo ancorado no movimento, na luz e no som, onde se cruzam espectros e memórias, passado e presente, técnicas ancestrais e linguagens futuristas. Chega ao Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV) pelas 21h30 de sábado, 27 de abril, em estreia absoluta, no âmbito do Festival Abril Dança Coimbra.

Numa coapresentação entre o TAGV e o Festival Dias da Dança, ΛƬSUMOЯI apresenta um jovem samurai que morre em combate e cujo espírito regressa ao campo de batalha, onde acaba por encontrar apaziguamento em vez de vingança.

Dando continuidade ao ambicioso trabalho de luz das suas criações anteriores, Catarina Miranda constrói, com Letícia Sckrycky e Joana Mário, um espaço cénico vivo, com um piso e um teto luminosos, amplificados pela composição sonora original de Lechuga Zaphiro. A cenografia desempenha um papel ativo neste jogo de espectros, revelando os corpos que se dissolvem, que se transformam, que procuram emergir e coexistir.

Os bilhetes já se encontram disponíveis na bilheteira online em tagv.bol.pt e têm um preço de 7 euros (ou 5 euros para menores de 25 anos, estudantes, comunidade UC, rede Alumni UC, maiores de 65, grupos ≥ 10, desempregados, profissionais da cultura e outras parcerias TAGV).

Mais informações em https://tagv.pt/agenda/atsumori/