Centro de Estudos Ibéricos organiza sexta edição dos Encontros Imagem & Território

A iniciativa decorre de 14 a 22 de abril, na Guarda.

Milene Santos (com CEI)
11 abril, 2023≈ 2 mins de leitura

O Centro de Estudos Ibéricos (CEI) promove a sexta edição dos Encontros Imagem & Território, de 14 a 22 de abril, na Guarda, evento que decorre do projeto “Transversalidades – Fotografia sem Fronteiras” e do compromisso do CEI para com os territórios de baixa densidade, onde relevam os transfronteiriços.

Tendo como mote “Memória, Coesão e Literacia Visual” o 6.º Encontro I&T contempla exposições, debates, mostras e oficinas de fotografia, lançamento de publicações e ainda uma maratona e roteiro fotográfico.

Através do poder comunicativo que a fotografia encerra, as atividades do 6.º Encontro visam "estimular um debate crítico sobre os espaços onde nos inserimos, procurando gerar uma dinâmica virtuosa de desenvolvimento que reverta o ciclo vicioso em que mergulharam os territórios de baixa densidade", adianta a organização da iniciativa. "Procura-se, a partir de novos olhares, uma (re)interpretação do interior com uma consequente renovação imagética, enaltecendo sinais emergentes suscetíveis de fazer renascer um horizonte de esperança", adiantam.

À semelhança dos anos anteriores, os Encontros contam com o envolvimento da comunidade da Guarda, através de atividades em escolas, instituições sociais, de saúde e freguesias, visando levar esta arte a novos públicos, numa perspetiva de democratização cultural.

O programa na íntegra está disponível em https://www.cei.pt/6-o-encontro-imagem-territorio/.