Cinema moçambicano no Museu Temporário de Memórias

A sessão de cinema vai decorrer a 4 de agosto, a partir das 21h30.

04 agosto, 2016≈ 3 mins de leitura

© DR

As iniciativas dos Sons da Cidade já chegaram ao fim, mas ainda há atividades a decorrer no Museu Temporário de Memórias. Depois de acolher exposições, concertos e oficinas de teatro, agora chegou a vez do cinema tomar conta do museu, através da exibição de filmes do realizador moçambicano Inadelso Cossa.

“Xilunguine, a terra prometida” e “A Quiet Memory” são os filmes a serem exibidos durante a sessão. O primeiro é vencedor do prémio de melhor documentário FIKE/Estação Imagem no FIKE – Festival Internacional de Curtas de Évora 2013. Realizado em 2010, recebeu ainda uma Menção Especial do Júri no V Festival de Cinema Etnográfico do Recife. Já “A Quiet memory” é um documentário de 2014 que traz imagens do sistema de interrogatórios e torturas feitas pela PIDE, durante a ditadura colonial em Moçambique.

Inadelso Cossa, realizador e produtor de cinema baseado em Moçambique, vai estar presente durante o evento. Depois da sessão de cinema, o autor vai falar sobre a sua obra e o cinema moçambicano.  A produzir a sua primeira longa metragem, Inadelso Cossa é membro fundador da produtora de filmes de autor 16mmFILMES.

O Museu Temporário de Memórias vai permanecer aberto até o final de setembro.

Pode consultar mais informações sobre a atividade aqui.

Reportagem de Ana Zayara, estudante de Jornalismo e Comunicação na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.