Coimbra é o Município Convidado na BTL 2024

Universidade alia-se à Câmara Municipal de Coimbra na Bolsa de Turismo de Lisboa em ano especial.

Maria Cano
KP
Karine Paniza
29 fevereiro, 2024≈ 2 mins de leitura

© UC | Maria Cano

A Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) está a decorrer até 3 de março e a Universidade de Coimbra (UC) marca presença, mas não está sozinha. Num ano em que Coimbra é o Município Convidado, a UC aceitou o convite da Câmara Municipal de Coimbra (CM de Coimbra) para parceira.

Durante a sessão de abertura do stand de Coimbra, o Vice-Reitor da UC para o Património, Edificado e Turismo, Alfredo Dias, afirmou que a “cidade e a Universidade de Coimbra ao longo de séculos constroem um património comum” de “valor reconhecido pela humanidade”.

Alfredo Dias acrescentou que nas várias missões que a Universidade tem, e o Turismo não é exceção, procura “fazer sempre o melhor e ser uma referência” e é isso que “pretendemos demonstrar” na BTL deste ano.

Para a vice-presidente do Turismo Centro de Portugal, Anabela Freitas, Coimbra é "uma porta de entrada de turistas” que, com “o seu património histórico, cultural e ambiental” está “na memória de todos nós”.

Afirmando que os “italianos dizem que Coimbra é a Florença portuguesa”, o presidente da CM de Coimbra, José Manuel Silva, salientou que Coimbra “conjuga tradição, estudo, vida estudantil, criatividade, cultura, património, inovação, de uma forma realmente muito especial”.

Eis o que pode fazer:

Durante a abertura, um sentimento comum a todos os responsáveis foi o encorajaramento para que se visite Coimbra. “Deixo aqui o convite para que venham conhecer Coimbra, para que venham conhecer a nossa Universidade, como alunos, como visitantes, como vocês entenderem. Faremos o melhor para vos receber bem”, disse o Vice-Reitor da UC.

A presença do Município de Coimbra na BTL conta ainda com o envolvimento da Fundação Bissaya Barreto e de várias empresas para promover a cidade nacional e internacionalmente. Aproveitando o lema já existente Coimbra, the right place to be (Coimbra, a lugar certo para se estar), a presença na BTL quer também mostrar que a cidade é também the right place to visit (o sítio certo para visitar).

Mais informações sobre a BTL - Bolsa de Turismo Lisboa 2024 em https://btl.fil.pt/