Com as Insígnias na pasta e as latas nos pés, regressa o Cortejo da Latada

Muitos foram os estudantes da Universidade de Coimbra que se reuniram no Pátio das Escolas para a Cerimónia de Imposição de Insígnias antes do tradicional Cortejo da Latada.

KP
Karine Paniza
Marta Costa
10 outubro, 2022≈ 2 mins de leitura

© UC | Marta Costa

O último dia da Festa das Latas e Imposição de Insígnias 2022 trouxe às ruas de Coimbra o Cortejo da Latada. A tarde de 9 de outubro viu a Alta Universitária encher-se mais uma vez de estudantes e familiares, que quiseram marcar o momento.

Para além do tradicional cortejo, a data foi ainda marcada pela Cerimónia de Imposição de Insígnias, que teve lugar no Pátio das Escolas, na presença do Vice-Reitor para a Cultura e Ciência Aberta da Universidade de Coimbra (UC), Delfim Leão, o presidente da Direção-geral da Associação Académica de Coimbra, João Caseiro, e o Dux Veteranorum da UC, Matias Correia. E foram mais de 300 os estudantes finalistas e pré-finalistas que fizeram a pré-inscrição na sessão e estiveram presentes, para o momento.

Eis o que pode fazer:

Há três insígnias utilizadas pelos estudantes da UC, explica Matias Correia. “No final da licenciatura, há o Grelo, que é utilizado durante todo o ano. Depois libertam as Fitas, na Queima das Fitas. Depois, se terminarem, no último ano de mestrado, usam a Cartola e Bengala”. De acordo com o Dux Veteranorum, são “símbolos de mérito académico” e o objetivo é “incentivar que os estudantes demonstrem mérito académico e orgulho em estudarem na UC”, explica.

“A forma de se distinguirem estudantes, pela praxe, é através das insígnias”, acrescenta ainda o responsável pelo Conselho de Veteranos da UC. “Estava-se a perder o hábito”, lamenta, e ao recuperar a cerimónia, Matias Correia acredita que se volta a “dar cor à tradição”.

Com o cortejo da latada e a Cerimónia de Imposição das Insígnias, fica marcado “o início de se poder utilizar o Grelo” visto ser “o momento em que estudantes que são finalistas ou pré-finalistas impõem a sua insígnia, símbolo de que o são e que vão participar no Cortejo da Queima das Fitas, nos carros, e aí libertar as Fitas”.

Eis o que pode fazer:

Com “todas as características de um ritual”, o Cortejo “marca precisamente a ideia de libertar-se de uma existência anterior e preparar-se para uma nova existência”, refere o Vice-Reitor para a Cultura e Ciência Aberta da Universidade de Coimbra (UC), Delfim Leão. O ritual de transição que, em 2022, foi marcado pela Cerimónia de Imposição das Insígnias que antecedeu o Cortejo.

“Os novos grelados, que estão a terminar o percurso, estão agora a iniciar os novos estudantes, mas sem terem tido eles próprios a hipótese de passar por ele porque a pandemia ocupou esse espaço”, recorda o Vice-Reitor. De acordo com Delfim Leão, a cerimónia, e toda a festa, acaba por ser “duplamente simbólico, até emotiva”.

O Cortejo da Latada arrancou do Pátio das Escolas após a cerimónia, no percurso já tradicional. O lema, à entrada do recinto, "135 anos de história, deixa a tua ficar na memória".

A Festa das Latas e Imposição de Insígnias 2022 decorreu de 3 a 9 de outubro de 2022.