Cortejo da Latada 2023: cor, alegria e tradição no compasso das latas

Milhares de estudantes da Universidade de Coimbra desfilaram pelas ruas da cidade, sob um sol de outubro atipicamente quente.

AB
Ana Bartolomeu
KP
Karine Paniza
08 outubro, 2023≈ 3 mins de leitura

© UC l Ana Bartolomeu

O último dia da Festa das Latas 2023 começou no Pátio das Escolas, com a Cerimónia de Imposição de Insígnias. Para os estudantes que estão a terminar a licenciatura, é chegado o tempo de impor o Grelo na pasta académica. "Significa que uma das etapas mais importantes da minha vida está a chegar ao fim, oficialmente o nosso ano de finalistas começou", conta Maria Marques, aluna da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (UC). Visto serem os afilhados a comprar o Grelo, para Maria Marques também "significa que parte dos meus afilhados está sempre comigo, na minha pasta".

Esta primeira Insígnia "é a pequena semente que vai culminar na Queima das Fitas", explica o Dux Veteranorum da UC, Matias Correia. Em maio, queima-se o Grelo e soltam-se as Fitas, "símbolo do mérito académico". Além da Insígnia, os estudantes trazem com eles um nabo, tradição que remonta a 1903. Em março desse ano, as vendedeiras protestaram contra o valor dos impostos, naquela que ficou conhecida como a Revolta do Grelo. Os estudantes aliaram-se à luta e, desde então, "todos os anos vão comprar o nabo às senhoras do Mercado Dom Pedro V como forma de manter a lealdade" à causa, conta Matias Correia.

Perante centenas de estudantes, o Vice-Reitor para o Património, Edificado e Turismo, Alfredo Dias, abriu a Cerimónia de Imposição de Insígnias, a partir das escadas da Via Latina. "Vivenciar a experiência coimbrã é algo único", afirma Eduardo Vieira, quartenista do curso de Farmácia da UC. A semana "tem sido inexplicável, só quem vem é que sabe o que é a Latada de Coimbra".

Eis o que pode fazer:

Para lá da Porta Férrea, já centenas de estudantes estavam reunidos para dar início ao Cortejo da Latada. Sob um Sol de outubro atipicamente quente, a Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra (DG/AAC) encabeçou o desfile, alertando para o problema da habitação. "Considerando que na UC temos uma percentagem de estudantes deslocados muito elevada, é um perigo eminente o elevado valor das rendas", explica o presidente da DG/AAC, João Caseiro.

As mensagens políticas estenderam-se um pouco por todo o Cortejo, desde estudantes "com a casa às costas" a cartazes alusivos aos preços da habitação em Portugal. "É um assunto que nos toca a todos e que é importante de ser falado", defende a estudante da Faculdade de Direito da UC, Sofia Pissarro. Como aluna do 1.º ano de Direito, não esconde a felicidade de participar, pela primeira vez, no cortejo da Latada.

João Cruz, aluno de 1.º ano na Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC, partilha da mesma expectativa. "Já estive cá a assitir, mas nunca fui eu a ir no Cortejo", conta. Para o estudante de Informática, a Latada representa "a entrada no contexto académico" que existe em Coimbra.

"Ao luar desta cidade criam-se memórias para a eternidade", lê-se à entrada da Praça da Canção, local onde culmina a Festa das Latas e Imposição de Insígnias. A Latada 2023 decorreu entre 2 e 8 de outubro.