Competição de Engenharia Europeia passa pela Universidade de Coimbra

23 fevereiro, 2016≈ 3 mins de leitura

© DR

Está tudo a postos para a fase local da Competição de Engenharia Europeia (EBEC) do BEST (Board of European Students of Technology), a decorrer nos próximos dias 26, 27 e 28 de fevereiro, no Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC).

A edição deste ano tem como tema o meio ambiente e conta com o apoio da Quercus. Os estudantes de Engenharia da Universidade de Coimbra (UC) concorrem em duas categorias. A primeira é o Case Study, onde os jovens vão estudar um problema relacionado com a área do meio ambiente e encontrar uma solução teórica. A segunda categoria é o Team Design, onde o desafio passa por construir um protótipo com tempo e material limitado.

As soluções desenvolvidas em ambas as categorias são depois avaliadas por elementos da Ordem de Engenheiros, da FCTUC e da Quercus.

O BEST Coimbra, da Universidade de Coimbra, foi formado em 1992 na FCTUC e tem como missão principal promover a imagem da UC por toda a Europa e proporcionar aos seus alunos o desenvolvimento de trabalho extracurricular através de eventos como Job Fairs, Company Days ou através da competição de engenharia EBEC organizada anualmente.

A EBEC é a maior competição de engenharia da Europa e é constituída por três fases, as rondas locais (cerca de 88 em diferentes universidades europeias), as rondas nacionais (cerca de 15) e a ronda final. A competição tem duas categorias: o team design, que consiste na construção de um protótipo com material e tempo limitados, e o case study, onde se procura de uma solução de engenharia para um problema real.
.