Congresso Internacional Transformações e (In)Consistências das Dinâmicas Educativas: Mudanças na Educação e Lei de Bases

Encontro tem lugar entre 14 e 15 de outubro na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da UC.

13 outubro, 2016≈ 3 mins de leitura

© UC | Marta Costa

Refletir sobre a atualidade da educação que presenciamos é o grande objetivo do Congresso Internacional Transformações e (In)Consistências das Dinâmicas Educativas: Mudanças na Educação e Lei de Bases, a decorrer nos próximos dias 14 e 15 de outubro, na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCEUC).

Segundo o Presidente da Comissão Organizadora, António Gomes Ferreira, a ideia é «olharmos para as consequências de grandes reformas que aconteceram nos séculos XX e XXI, nomeadamente nos espaços europeu e ibero-americano. A Lei de Bases do Sistema Educativo (LBSE) português, a Lei n.º 46/86, que completa 30 anos no próximo dia 14 de outubro, serve para convocar à conveniência de uma reflexão crítica formulada a partir de conhecimento proveniente de vários domínios da educação».

uma oportunidade para reunir investigadores de várias áreas de modo a socializar-se conhecimento

As transformações nos contextos social, político e económico ocorridas nos últimos trinta anos, «como a evolução acelerada da sociedade do conhecimento e a crescente afirmação da educação e formação ao longo da vida, num contexto de globalização, com aparente perda de centralidade do Estado-nação e crescente relevo da transnacionalização da educação, por um lado, e descentralização, por outro, implicaram alterações profundas na construção das políticas educativas sobre as quais importa desenvolver pensamento crítico consistente», realça o também Diretor da FPCEUC.

Na celebração dos trinta anos da LBSE (de Portugal), o congresso pretende promover, a partir das leis de bases, «uma reflexão cientificamente fundamentada e de qualidade, no quadro europeu e/ou ibero-americano, em torno de questões como a regulação transnacional das políticas educativas, as políticas educativas nacionais e a organização do sistema educativo, a escolaridade obrigatória, o currículo, as práticas educativas, o sucesso educativo, a formação de professores, a educação de jovens e adultos, a educação e formação ao longo da vida, a inclusão e a equidade, a história da educação, o património e a cultura educacional», acrescenta.

Neste sentido, o Congresso Internacional Transformações e (In)Consistências das Dinâmicas Educativas: Mudanças na Educação e Lei de Bases «constitui-se como uma oportunidade para reunir investigadores de várias áreas de modo a socializar-se conhecimento que certamente ampliará a qualidade do debate educacional», conclui António Gomes Ferreira.

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