Conhecer as espécies do Jardim Botânico, De Dentro Para Fora

Exposição "INSIDE OUT: wood anatomy in the botanic garden / De Dentro Para Fora: Anatomia da madeira no Jardim Botânico na Universidade de Coimbra" está patente até 25 de junho.

Marta Costa
KP
Karine Paniza
21 março, 2023≈ 2 mins de leitura

© UC | Marta Costa

Com o objetivo de "mostrar uma face das árvores que a maior parte das pessoas não conhece", surgiu a exposição "INSIDE OUT: wood anatomy in the botanic garden / De Dentro Para Fora: Anatomia da madeira no Jardim Botânico na Universidade de Coimbra" (JBUC), explica Cristina Nabais, bióloga e docente do Departamento de Ciências da Vida da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC).

Uma parceria entre os investigadores Laboratório de Dendrocronologia do Centro de Ecologia Funcional da FCTUC, o Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra do Departamento de Engenharia Informática da FCTUC e o JBUC, "uma colaboração espetacular e muito estimulante entre os grupos de investigadores", acrescenta Cristina Nabais.

Com 15 painéis espalhados pelo Jardim, "convidamos o público a dar um passeio pelo JBUC e mostramos a anatomia de 15 espécies arbóreas". De acordo com a organizadora, em cada momento é explicado e são fornecidas "várias informações sobre cada espécie e da sua anatomia, para os visitantes ficarem a conhecer um bocadinho melhor cada árvore". "Numa fotografia de anatomia, podem vê-la pela sua beleza estética. Mas ao ler um bocadinho do texto associado a cada painél fica-se a conhecer um bocadinho melhor a espécie e como as árvores constróem o seu tronco a nivel celular", acrescenta.

Eis o que pode fazer:

A exposição "INSIDE OUT: wood anatomy in the botanic garden / De Dentro Para Fora: Anatomia da madeira no Jardim Botânico na Universidade de Coimbra" foi organizada no âmbito da iniciativa "Promoção da Cultura Científica da UC", promovida pelo Instituto de Investigação Interdisciplinar da UC, um projeto "fundamental para dar o pontapé de saida para a exposição".

Mais informações em https://www.uc.pt/jardimbotanico/noticias/inside-out-exposicao-de-fotografia/