Conhecer o Jardim, meia hora de cada vez

Visitas relâmpago às coleções do JBUC para apresentar diferentes espaços e personagens do Jardim. São assim os Sprints Botânicos.

MC
Marta Costa
AB
Ana Bartolomeu
21 dezembro, 2023≈ 2 mins de leitura

© UC l Ana Bartolomeu

O conceito é simples, visitas rápidas, de meia hora cada, com temas específicos, em horários acessíveis, normalmente à hora do almoço. São assim os "Sprints Botânicos". A iniciativa que arrancou com o início de 2023, continua a juntar dezenas de participantes, em cada edição.

João Farminhão apelida os sprints como "visitas relâmpago" ao Jardim Botânico da Universidade de Coimbra (JBUC), onde os temas são "decididos em função do que está em auge nessa altura do ano".

De acordo com o botânico do JBUC, podem ser apresentadas "curiosidades, particularidades da vida reprodutiva das plantas". Podem ainda ser realizados "passeios temáticos do que está em flor ou fruto" na altura, ou abordar "uma família botânica ou uma utilização das plantas no quotidiano".

O JBUC tenta assegurar pelo menos dois sprints por mês e são divulgados nas plataformas sociais e na página do Jardim. As inscrições são gratuitas mas obrigatórias, e cada sprint tem a lotação máxima de 20 participantes.

Saiba mais em www.uc.pt/jardimbotanico/