Junta-te à bolsa de voluntários do Jardim Botânico da UC

De sementeiras a transplantações, limpeza ou combate a espécies invasoras, são muitas as atividades para quem se interessar em participar no voluntariado do JBUC.

MC
Marta Costa
AB
Ana Bartolomeu
07 setembro, 2023≈ 2 mins de leitura

© UC l Ana Bartolomeu

Tarefas diárias de manutenção que ajudam "a cuidar dos 12 hectares do Jardim Botânico", são assim as ações de voluntariado do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra (JBUC). Sem necessidade de experiência com plantas ou botânica, o objetivo passa também por potenciar o voluntariado junto da comunidade estudantil da UC.

Da limpeza de canteiros a plantações, da mondagem a transplantações de sementeiras ao combate a espécies invasoras, são muitas as possibilidades que, todas as semanas, se abrem para estudantes da comunidade UC, a quem se dirigem as ações de voluntariado. São "atividades que qualquer pessoa pode desenvolver numa hora e meia de voluntariado", explica Joana Cabral Oliveira, do JBUC. A responsável pelo serviço educativo e comunicação acrescenta que, no início de cada ação "é sempre dada uma pequena formação" para a tarefa.

“Os estudantes da UC sempre foram conhecidos por desenvolverem outras valências e talentos” para além do percurso académico. E é aí que entra o voluntariado no JBUC, defende Joana Cabral Oliveira. Enquanto Unidade de Extensão Cultural e de Apoio à Formação, o Jardim “quer ajudar a que desenvolvam outros interesses”. Para além de ajudar na manutenção do espaço e dar a conhecer as coleções do JBUC, a bolsa de voluntariado do Jardim Botânico vai ajudar a “participar na formação de estudantes que sejam empenhados e dedicados às áreas de sustentabilidade e ambiente”.

Com interesse e envolvimento de estudantes de várias áreas do saber, Joana Cabral Oliveira explica que para participar basta ir à página do JBUC e preencher o formulário, sendo dada a informação, de forma mensal ou bimensal, sobre as várias datas disponíveis para inscrição.

Os turnos são semanais e funcionam com números mínimo e máximo de participantes. As atividades estão ainda dependentes das condições meteorológicas, aconselhando-se roupa e calçado confortáveis.

Para que o voluntariado no Jardim Botânico possa constar no Suplemento ao Diploma os estudantes devem participar num mínimo de nove ações.

Mais informações e inscrições na página www.uc.pt/jardimbotanico/apoiar/