Curso Intensivo de Português para os estudantes da Beijing Normal University quer pôr "a Língua em uso"

Durante três semanas, 17 estudantes da Beijing Normal University estão em Coimbra para um programa realizado em parceria entre as Faculdades de Letras e Economia da UC.

MC
Marta Costa
AB
Ana Bartolomeu
13 julho, 2023≈ 2 mins de leitura

© UC l Ana Bartolomeu

São três semanas em que, com a Língua Portuguesa como mote, 17 estudantes da Beijing Normal University, China, estudam, aprendem e vivem a Universidade de Coimbra e Portugal.

Inserido na oferta formativa da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC), o programa alia uma formação “completa na área da Língua Portuguesa, que é transversal,” a uma formação técnica e direcionada na área da Economia. Paralelamente, o grupo de estudantes vai ainda visitar “espaços culturais, históricos e naturais que permitam o contacto com a comunidade”.

“Vemos o ensino da Língua Portuguesa não numa perspetiva puramente gramatical, mas mais ampla da comunicação”, explica o diretor dos Cursos de Português para Estrangeiros da FLUC, Rui Pereira.

Para além das aulas de ensino orientado, explica Rui Pereira, as visitas foram preparadas porque "não se pode falar [uma Língua] sem compreender profundamente a sua cultura”. Os estudantes vão, assim, “ver a Língua em uso para que tenham a capacidade de aprender in loco ao ouvir em Português”.

Eis o que pode fazer:

De acordo com o responsável, a construção do curso responde a uma solicitação da universidade chinesa e foi planeado em conjunto com a Faculdade de Economia da UC. O objetivo é possibilitar, em "complemento na área da formação linguística” que têm, um acompanhamento “da área técnica especializada”.

Para além dos cursos intensivos especializados, a Faculdade de Letras disponibiliza ainda “cursos anuais de Português para Estrangeiros, cursos de férias e alguns de preparação ao ano curricular, que habitualmente se realizam em setembro e fevereiro”, sublinha Rui Pereira. Mais informações aqui.