A obra resulta de um trabalho de uma equipa multidisciplinar de arqueólogos, historiadores, historiadores da arte e técnicos de Turismo, coordenados pelos docentes da FLUC Pedro Carvalho (Arqueologia) e Luísa Trindade (História da Arte).

MC
Marta Costa
KP
Karine Paniza
01 fevereiro, 2022≈ 2 mins de leitura

Pedro Carvalho e Luísa Trindade

© UC | Marta Costa

“De Roma a Portugal, do Império ao Reino – uma viagem de 1500 anos pela região de Coimbra” é o título da obra coordenada por dois professores da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC), apresentada recentemente em Coimbra.

A obra é o resultado do trabalho de 18 meses de uma equipa multidisciplinar de arqueólogos, historiadores, historiadores da arte e técnicos de Turismo, coordenados pelos docentes Pedro Carvalho (Arqueologia) e Luísa Trindade (História da Arte), que se propôs estudar o património material e imaterial da região, em estreita articulação com entidades locais.

“Após um outro projeto da Agência dos Castelos e Muralhas Medievais do Mondego, nasceu a ideia um projeto novo, mais vasto e que incluísse todas as 19 câmaras da CIM-Centro, mais Pombal, Alvaiázere e Ansião”, conta Luísa Trindade. O objetivo era “contar a longa história desde o Império Romano até ao nascer do Reino de Portugal”. “Fizemos o inventario de um património gigantesco, ainda por explorar e muito desconhecido, com um potencial imenso”, acredita a docente da Faculdade de Letras da UC.

Eis o que pode fazer:

Pedro Carvalho considera que o grande impacto da obra, cuja primeira edição está já esgotada, é “colocar em rede todo o património, de época romana e medieval, disperso por estes 22 concelhos e cuja história é agora contada neste livro”.

“Cada concelho tem um património que, muitas vezes, não está identificado”, continua o responsável. “Este trabalho serve também para o identificar, para ser protegido e salvaguardado. Mas também para a valorização turística deste património”, adianta Pedro Carvalho. O docente da FLUC garante que a obra conta “a história desta região” e os textos foram produzidos “para serem entendidos por todos”.

Em formato bilingue, “De Roma a Portugal, do Império ao Reino – uma viagem de 1500 anos pela região de Coimbra” é uma obra que “conta a história da região” e, por isso, também quer chegar às escolas. “É importante que se conheça a história destes 1500 anos, que foram marcantes e estão na origem do nosso tempo e do nosso mundo”, sublinha Pedro Carvalho.

O estudo foi promovido e financiado pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra que considera que foi “encontro feliz entre a vontade política concertada à escala regional, a disponibilidade financeira, a excelência da investigação e da produção académica, a cooperação técnica municipal, a colaboração das entidades que tutelam o património no território e a amabilidade de todos".

Realizado no âmbito de um contrato de prestação de serviços especializado de coordenação e produção de conteúdos de divulgação científica e pedagógica para a Comunidade Intermunicipal, o projeto envolveu ainda vários estudantes de doutoramento da FLUC.