Desafios pelo Clima reúne estudantes do Ensino Secundário na UC Open Week

Iniciativa decorre entre 19 e 30 de julho, com atividades online e contou com uma visita presencial à Universidade de Coimbra, a 27 de julho.

28 julho, 2021≈ 4 mins de leitura

Com os Desafios pelo Clima como tema central, a UC Open Week apresenta-se com nove áreas do saber e nove desafios para os 36 participantes e 19 monitores. A iniciativa é dirigida ao público pré-universitário e inclui, entre 19 e 30 de julho, atividades online e uma visita presencial à Universidade de Coimbra (UC), que teve lugar a 27 de julho.

Os desafios eram muitos e variados: desde “pensar um plano para tornar as cantinas da UC mais sustentáveis, integrando os conceitos subjacentes à economia circular” (desafio da área da Economia) ou “como resolver um problema de distribuição do tráfego rodoviário de modo a minimizar o consumo de combustível e as respetivas emissões poluentes” (desafio da área da Matemática).

Os participantes da UC Open Week foram convidados a pensar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, e não só. Houve ainda oportunidade de realizar formação de “soft skills” e, a meio da semana, visitar a Universidade. Para a visita, todos os estudantes foram testados no Laboratório de Análises Clínicas da UC.

Conhecer a UC, fazer experiências que respondam – ou ajudem a responder – aos desafios lançados no início do programa, e, ao mesmo tempo, dar a conhecer o espírito académico de Coimbra é o objetivo principal da UC Open Week.

Margarida Marques, de Coimbra, lamenta não haver uma Universidade de Verão como habitual, e apesar de considerar “interessante a perspetiva” diferente da UC Open Week, gostou “bastante de visitar o Polo III e tentar perceber mais um bocadinho de que forma as propostas seriam relevantes para os laboratórios”.

Enquanto participante da área da Medicina, a visita ajudou a “ter uma noção do que se faz verdadeiramente e do que se pode implementar”, visto que, de acordo com Margarida Marques, foi possível “perceber um bocadinho mais o que há da parte da investigação, já que a Medicina é normalmente associada à parte clínica”.

João Rui dos Santos teve oportunidade de participar na UC Open Week pela Câmara Municipal de Ovar e, na área de Engenharia Informática e Ciência de Dados tinha, com os colegas, “um problema pertinente e um desafio útil para o futuro” para resolver: sobre o Aquecimento Global, os participantes tinham como objetivo “criar um programa para confirmar a evolução da temperatura utilizando programas informáticos e dados históricos”.

“Acho que faz falta vir e estar presente na Universidade. Gostei muito do dia em que visitámos. Online é mais difícil contatar com as pessoas”, refere João Rui dos Santos. O participante sublinha que aconselharia um colega a participar na iniciativa, também “pela formação em soft skills, que foi muito interessante”.

Os participantes, para além das aulas e experiências nos vários departamentos e faculdades da UC, tiveram oportunidade de visitar o Museu da Ciência e o Paço das Escolas. A experiência presencial em Coimbra ficou ainda marcada por uma atuação da Estudantina Universitária de Coimbra e uma visita à Associação Académica de Coimbra.

Marta Costa e Karine Paniza