Dia da Faculdade de Medicina com destaque para os Direitos Humanos

No dia da Faculdade, o diretor realça que a conclusão dos edifícios no Polo 3 é um dos desafios que a FMUC enfrenta atualmente.

15 outubro, 2018≈ 3 mins de leitura

A 16 de outubro, a Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC) assinala o Dia da Faculdade. Do programa, destaque para a inauguração de dois espaços, um no polo 1, o espaço museológico do acervo histórico da faculdade, e outro no polo 3, evocativo dos professores catedráticos, na unidade central da FMUC, no polo 3. E são espaços um dos desafios atuais da FMUC, de acordo com o diretor, Duarte Nuno Vieira: A FMUC “enfrenta desafios permanentes mas o que mais nos preocupa é a conclusão das instalações da faculdade no polo 3, e que eu espero que possa ter início no próximo ano”. Para o responsável, os edifícios que faltam concluir “representam uma enorme necessidade para a faculdade se desenvolver na sua plenitude”.

O diretor salienta ainda a importância de “refletir sobre a medicina e direitos humanos”, este ano com a presença da Provedora de Justiça, Maria Lúcia Amaral, conferência que surge “aproveitando a comemoração dos 70 anos da aprovação” da Declaração Universal dos Direitos do Homem, acrescenta Duarte Nuno Vieira.

Quanto à situação atual da FMUC, no panorama das escolas médicas nacionais e internacionais, Duarte Nuno Vieira acredita que a FMUC continua a destacar-se “pela qualidade de formação pedagógica que proporciona, pela excelência de investigação que desenvolve, pela qualidade de serviços que proporciona à sociedade e pela intervenção social que tem nos diversos domínios”.

Dia da FMUC 2018

Durante a manhã, está ainda reservado um momento para entregar prémios aos melhores alunos dos cursos de Medicina e Medicina Dentária no ano letivo 2016/2017. Os Prémios CGD vão ser entregues a Catarina Marçal Silva e Fátima Isabel Azevedo de Sousa respetivamente. Vai ainda ser feita uma homenagem aos docentes jubilados e aposentados no ano letivo 2017/2018 e uma homenagem e agradecimento a Rafael António de Sousa Caixeiro.

O evento tem início previsto para as 10h45, no auditório da subunidade 3 do Polo das Ciências da Saúde. Mais informações, aqui.

Texto: Marta Costa
Vídeo: Karine Paniza