Dias da Sustentabilidade na UC 2023 convidam à construção de um mundo melhor

Entre 22 e 29 de setembro, a UC acolhe um conjunto de iniciativas para toda a comunidade tendo como mote a comemoração do primeiro Dia Nacional da Sustentabilidade.

GS
Gabinete para o Desenvolvimento Sustentável
18 setembro, 2023≈ 9 mins de leitura

© DR

A UC, com a coordenação do seu Gabinete para o Desenvolvimento Sustentável, recebe um simpósio dedicado à promoção da sustentabilidade na investigação, acolhe um workshop em torno da temática das alterações climáticas, premeia as melhores fotos que retratam a mobilidade sustentável, assegura um ponto permanente de recolha de equipamentos elétricos e eletrónicos no polo 1, oferece uma visita formativa a uma unidade de tratamento de resíduos sólidos urbanos e promove um debate sobre a relação entre as condições das habitações em Portugal e a saúde dos seus habitantes.

A 22 de setembro, realiza-se no Student Hub, a partir das 8h45, o Green Labs Portugal Symposium: Promoting Sustainability in Research, evento que pretende promover a sustentabilidade nas atividades de investigação científica, de forma a reduzir o impacto ambiental da investigação em Portugal. Organizado pela Green Labs Portugal, o evento pretende ainda promover a reflexão sobre como mitigar o impacto ambiental da investigação científica sem comprometer o papel vital da ciência e da inovação no progresso da nossa sociedade.

Mais informações sobre o Green Labs Portugal Symposium, que conta com a participação da Pró-Reitora da UC para a área da sustentabilidade, Patrícia Pereira da Silva, podem ser consultadas aqui.

Ainda a 22 de setembro, dia em que se comemora o Dia Europeu sem Carros, serão entregues os prémios aos autores das fotos que melhor retratam a mobilidade sustentável, no âmbito do concurso de fotografia promovido pelo Comité para o Campus Sustentável da Iniciativa Energia para a Sustentabilidade da Universidade de Coimbra. Até 19 de setembro, os membros da comunidade académica podem remeter duas fotografias, representando exemplos opostos do estado da mobilidade nas nossas cidades. Saiba mais aqui.

A entrega de prémios do concurso "Retratar a mobilidade sustentável", ocorre pelas 14h30, no Anfiteatro 3.3. do DEC-UC e os prémios são patrocinados pela Câmara Municipal de Coimbra e pelo Departamento de Engenharia Civil da FCTUC, com o apoio da ACIV - Associação para o Desenvolvimento da Engenharia Civil.

No Dia Nacional da Sustentabilidade, 25 de setembro, decorrem três iniciativas distintas: RES4CITY Climate Workshop, inauguração de um ponto de recolha de equipamentos elétricos e eletrónicos e uma visita gratuita às instalações da ERSUC.

O RES4CITY Climate Workshop, destinado a estudantes da UC, propõe descobrir, em 3 horas, as relações de causa-efeito das alterações climáticas, numa atividade prática, científica, criativa e colaborativa. O workshop pretende mostrar como funcionam as alterações climáticas e capacitar para a tomada de medidas eficazes dos estudantes enquanto cidadãos e residentes em Coimbra e tem início às 12h30 no Laboratório de Design Thinking do Student Hub (polo I). O número de vagas é limitado e as inscrições gratuitas (https://www.eventbrite.ie/e/res4city-climate-fresk-workshop-tickets-713630497027).

Este workshop é organizado pelo RES4CITY Coimbra Hub, projeto de investigação financiado pela União Europeia, cujo objetivo geral é melhorar o desenvolvimento de energias renováveis ​​sustentáveis ​​e tecnologias de combustíveis nas cidades, promovendo a sustentabilidade e a circularidade, e implementando um programa educacional inovador concebido em conjunto com as diferentes partes interessadas para desenvolver capital humano altamente qualificado. Conheça aqui a ampla rede do projeto RES4CITY.

O ponto de recolha permanente de equipamentos elétricos e eletrónicos vai ser inaugurado no Edifício da FMUC do Polo1, pelas 14h30, ponto de recolha assegurado e com gestão direta da Divisão de Manutenção, Ambiente e Segurança, do Serviço de Gestão das Instalações e Património.

Na visita gratuita às instalações da ERSUC em Coimbra (Vil de Matos) vai decorrer uma formação sobre processos tecnológicos de vanguarda de tratamento de resíduos sólidos urbanos (RSU), existentes em Portugal. Esta visita, organizada pela Divisão de Manutenção, Ambiente e Segurança, em parceria com o Serviço de Gestão de Recursos Humanos e com o Gabinete para o Desenvolvimento Sustentável, é destinada ao corpo técnico da UC e confere um certificado de formação aos participantes. Será possível ver in loco todo o processo de separação e triagem dos materiais colocados nos ecopontos UC, uma estação de Tratamento Mecânico Biológico e uma Estação de Conversão de Biogás em energia elétrica com injeção na rede pública de abastecimento (Centro de Valorização Energética). A visita vai ter lugar a partir das 15h, sendo o número de vagas limitado. Mais informações serão remetidas via mailing list aos membros do corpo técnico.

Com estas duas últimas iniciativas pretende-se continuar a formar e a sensibilizar a comunidade UC para a correta gestão de resíduos, assim como reforçar a importância da separação, promovendo também a redução da sua produção.

A finalizar a primeira edição dos DIAS DA SUSTENTABILIDADE NA UC, destaque para o debate promovido pelo Comité para o Campus Sustentável da Iniciativa Energia para a Sustentabilidade da Universidade de Coimbra, com o tema Das Condições do Habitar em Portugal às Condições de Saúde dos seus Habitantes e que conta com a participação de Luísa Dias Pereira (Centro para a Sustentabilidade do Ambiente Construído, ADAI-UC), de Ricardo Almendra (Grupo de Investigação em Geografia da Saúde, UC) e Teresa Leão (Instituto de Saúde Pública, Universidade do Porto). O debate realiza-se no Café Santa Cruz (Praça 8 de Maio), pelas 19h, do dia 29 de setembro, e está inserido na Noite Europeia dos Investigadores ‘22’23, subordinada ao tema Ciência para Todos – Inclusão e Sustentabilidade (Science for Everyone [SCIEVER] – Inclusion and Sustainability).

A Universidade de Coimbra foi a primeira instituição de ensino superior em Portugal a assumir um compromisso de forma pública e inequívoca com a Agenda 2030 das Nações Unidas com a persecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável inscrita no Plano Estratégico 2019-2023.

Este compromisso foi reconhecido, de forma global, com os excelentes posicionamentos e resultados alcançados nas edições de 2020, 2021 e 2022 do Times Higher Education Impact Rankings.

Na última edição, a UC repetiu a distinção dos anos anteriores e foi de novo a melhor instituição de ensino superior portuguesa, ocupando igualmente a primeira posição no conjunto de países que integram a União Europeia e o vigésimo sexto lugar a nível mundial. É ainda a única instituição portuguesa no top 30 mundial, o que reforça a sua posição como a instituição mais sustentável em Portugal no contexto do ensino superior.

Também o ranking Quacquarelli Symonds World University Ranking 2024 considerou a Universidade de Coimbra a instituição de ensino superior mais sustentável em Portugal, ocupando a 154.ª posição a nível mundial.

Inserido na campanha que celebra a Universidade de Coimbra como a mais sustentável a nível nacional, o Polo I acolherá, durante um mês, um painel vivo composto por cerca de 400 plantas. Assinalando o compromisso da Universidade de Coimbra com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e, em particular, com o ODS-13 – Ação Climática, este jardim vertical quer contribuir de forma integrada e sustentável para a proteção da biodiversidade arbórea e arbustiva da região. Os exemplares das 18 espécies que o compõe serão posteriormente acolhidos pelo Jardim Botânico da Universidade de Coimbra e pela iniciativa UC.Plantas. Esta será a primeira de um conjunto de iniciativas que pretendem mostrar em como a Universidade de Coimbra e a sua comunidade podem ajudar a proteger o Futuro.

Saiba mais sobre o desenvolvimento sustentável na UC em https://www.uc.pt/sustentabilidade

Dia Nacional da Sustentabilidade


No próximo dia 25 de setembro terá lugar o primeiro Dia Nacional da Sustentabilidade, instituído pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 56/2023, de 9 de junho.

Alinhado com a Agenda 2030 das Nações Unidas, o Dia Nacional da Sustentabilidade visa assinalar o compromisso de Portugal em matéria de desenvolvimento sustentável, como iniciativa de sensibilização e envolvimento de todos os atores sociais para a mudança consciente de comportamentos com potencial transformador para um futuro sustentável.

Nesta data, em 2015, a ONU lançou a Agenda 2030 dando a conhecer os 17 ODS - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.