Docente da UC distinguido com o Grande Prémio de Poesia da Associação Portuguesa de Escritores

07 junho, 2017≈ 3 mins de leitura

© DR

O docente da Universidade de Coimbra e investigador do Centro de Estudos Sociais (CES), Luís Quintais, acaba de ser distinguido com o Grande Prémio de Poesia Teixeira de Pascoaes APE/C.M. de Amarante pelo livro “Arrancar Penas a um Canto do Cisne”. De acordo com o júri, a obra “dá a ver o sólido percurso poético de Luís Quintais, sustentado numa voz singular”.

Segundo informações disponibilizadas pela Associação Portuguesa de Escritores, “um júri constituído por Fernando J. B. Martinho, José Manuel Mendes e Rita Patrício decidiu, por maioria, atribuir o Grande Prémio de Poesia Teixeira de Pascoaes APE/C.M. de Amarante ao livro Arrancar Penas a um Canto do Cisne, de Luís Quintais.” O coletivo refere que a obra premiada “dá a ver o sólido percurso poético de Luís Quintais, sustentado numa voz singular, de um lirismo apurado no diálogo constante com várias tradições poéticas e depurado por uma subtil ironia que perpasse os poemas. Manifestando a sua mestria poética em registos bem diferenciados, Luís Quintais, no volume em apreço, revela-se com um autor dos mais marcantes da actual poesia portuguesa.”

Vencedor da V edição do Prémio Nacional de Poesia António Ramos Rosa (2016), do Prémio P.E.N. Poesia 2015 e do Prémio Literário Fundação Inês de Castro (2015) com a obra “O Vidro”, foi considerado pelo júri do galardão que acaba de lhe ser atribuído “um autor dos mais marcantes da atual poesia portuguesa”.

Luís Quintais, nascido em 1968 e natural de Coimbra, é antropólogo, ensaísta e poeta, além de professor na Universidade de Coimbra e investigador do Centro de Estudos Sociais (CES). Publicou diversos livros de poesia: “A imprecisa melancolia” (1995), “Lamento” (1999), “Umbria” (1999), “Verso antigo” (2001), “Angst” (2002), “Duelo” (2004), “Canto onde” (2006), “Mais espesso que a água” (2008), “Riscava a palavra dor no quadro negro” (2010), “Depois da música” (2013), “O Vidro” (2014) e “Arrancar penas a um canto de cisne. Poesia 2015-1995” (2015).

Do seu currículo consta ainda o Prémio Fundação Inês de Castro, o Prémio Aula de Poesia de Barcelona, o Prémio P.E.N. Clube Português e o Prémio Fundação Luís Miguel Nava.

O valor do Prémio que agora recebe é de € 12.500,00 (doze mil e quinhentos euros).

Segundo a organização, a cerimónia pública de entrega do Grande Prémio de Poesia Teixeira de Pascoaes APE/C. M. de Amarante será anunciada em breve.

Mais informações sobre o premiado e o seu trabalho literário no site oficial do autor.

Publicado por F. Fernandes