O Congresso Científico do Núcleo de Estudantes de Farmácia da AAC realiza-se entre 10 e 11 de novembro no Polo das Ciências da Saúde da UC.

08 novembro, 2016≈ 2 mins de leitura

© UC | Marta Costa

As Doenças Raras e os Medicamentos Órfãos são o tema central do X Congresso Científico NEF/AAC, a decorrer nos próximos dias 10 e 11 de novembro, no Auditório da Unidade Central do Polo das Ciências da Saúde (Polo III) da Universidade de Coimbra (UC).

Promovido pelo Núcleo de Estudantes de Farmácia da Associação Académica de Coimbra (NEF/AAC), o congresso reúne cerca de 350 participantes. Ao longo dos dois dias, vão ser abordados vários temas em torno dos novos desenvolvimentos da investigação na área das doenças raras e dos medicamentos órfãos, política e regulamentação adjacentes e acesso à inovação terapêutica.

Segundo os responsáveis pela iniciativa, este congresso procura «juntar e trazer à Academia, atualidade, inovação, opinião sobre opções estratégicas do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e uma ligação muito clara aos interesses dos doentes e dos profissionais de saúde».

«Assim, e sob o espetro das Doenças Raras e dos Medicamentos Órfãos, pretendemos conhecer, e dar a conhecer, uma área de nicho, com grande impacto social e económico, intimamente ligada à inovação e ao futuro das soluções terapêuticas (numa linguagem de Biotecnologia e Medicina Personalizada), área que passa muitas das vezes despercebida aos “holofotes” dos grandes temas da Saúde», realçam os promotores do congresso.