Dois projetos com ligação ao Departamento de Arquitetura da UC integram a lista final do Prémio Mies van der Rohe

O Prémio Mies van der Rohe é atribuído a obras arquitetónicas únicas que demonstrem excelência em termos conceptuais, sociais, culturais e técnicos.

SF
Sara Machado - FCTUC
24 janeiro, 2024≈ 3 mins de leitura

Praça e Posto de Turismo Piódão

© DR

Dois projetos da autoria de dois coletivos com ligação ao Departamento de Arquitetura (DARQ) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) integram a lista final do Prémio Mies van der Rohe.

A obra “Praça e Posto de Turismo Piódão”, da autoria dos arquitetos João Branco e Paula del Río (Branco del Río), ambos estudantes do doutoramento em Arquitetura Coimbra Studio, no DARQ, e o “Edifício General Silveira”, sito no Porto, de Tiago Antero e Vítor Fernandes, antigos alunos deste Departamento, são dois dos três projetos selecionados para um dos mais importantes prémios de arquitetura do mundo.

Segundo os arquitetos João Branco e Paula del Río, o principal objetivo da intervenção na “Praça e Posto de Turismo Piódão” prendeu-se com recuperação desta «única área plana e aberta da vila como espaço de receção e de encontro. O antigo parque de estacionamento é redesenhado, pavimentado e arborizado usando materiais e técnicas tradicionais». Em suma, «o espaço é devolvido às pessoas dando continuidade à sua cultura material e construtiva».

Por sua vez, os arquitetos Tiago Antero e Vítor Fernandes, projetaram o “Edifício General Silveira”, no Porto, com o objetivo de consolidar um quarteirão qualificado no centro da cidade. «Coseu-se o programa solicitado – habitação – com a necessidade de colmatar a rutura de escala do vazio urbano a intervir», constatam, reforçando que a «métrica dos alçados, a escolha do padrão e cor de azulejo, as distâncias entre vãos, bem como o seu desenho e composição, remetem para a dinâmica e tectónica dos edifícios contíguos».

Para saber mais sobre a intervenção no Piódão, consultar: https://www.branco-delrio.com/projects/praca-e-posto-de-turismo-piodao. Sobre a obra no Porto, consultar: https://ata-atelier.com/.