Erasmus: A experiência de uma vida

O 30.º aniversário do programa Eramus foi celebrado em festa na UC

02 junho, 2017≈ 3 mins de leitura

Ao chegar à Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra pela primeira vez, Ana Beatriz, do Brasil, sentiu que estava a viver um “momento épico”. Também do outro lado do Atlântico, Gabriela, do México, olha para o período em que esteve em mobilidade e considera que é “uma das melhores experiências”. A estudante de medicina na Faculdade de Medicina da UC refere que uma das vantagens é encontrar “pessoas de todo o lado”. E que, em Coimbra, “as pessoas são muito acolhedoras”. A estudar Estudos Cinematográficos na Faculdade de Letras da UC, Oumayma, de Marrocos, destaca que, apesar de ser “um grande desafio”, uma das coisas que mais gostou “foi de poder aprender a Língua Portuguesa”.

a pessoa fica a ver o mundo de uma maneira diferente

Ao participar no programa Erasmus na licenciatura e, mais tarde, no mestrado, no Eramus Mundos, Filipe Campos sente que “a pessoa fica a ver o mundo de uma maneira diferente”. O estudante de Biologia na Universidade de Coimbra (UC) sabe que foram “duas experiências completamente diferentes” mas que, ao mesmo tempo “definiram tudo”.

O programa de mobilidade de maior sucesso da União Europeia está a celebrar o 30.º aniversário e a Universidade de Coimbra (UC) não deixou de assinalar a data. E foram muitos os que se juntaram à festa Eramus Turns 30 Sunset Party, junto ao Largo da Porta Férrea. A música da Big Band Rags foi companhia constante e os presentes tiveram ainda oportunidade de conhecer um pouco mais da cultura de alguns países através de petiscos tradicionais nos vários stands organizados por estudantes de mobilidade a estudar na UC.

Fazer a inscrição no programa UC Buddy ou conhecer as atividades da ESN – Erasmus Student Network Coimbra foi também outro dos destaques da festa organizada pela Divisão de Relações Internacionais da UC, em parceria com a ESN e a Associação Académica de Coimbra.

Texto de Marta Costa e Karine Paniza