Estudantes da UC ganham oito medalhas no Campeonato Mundial Universitário de Canoagem

Mais de 150 atletas de 18 países participaram na competição que se realizou em Montemor-o-velho.

14 junho, 2016≈ 3 mins de leitura

© DR

Duas medalhas de ouro, cinco de prata e uma de bronze. Os atletas portugueses presentes no Campeonato Mundial Universitário de Canoagem 2016 não decepcionaram. As provas juntaram 162 atletas no Centro de Alto Rendimento de Montemor-o-Velho entre 7 e 10 de junho.

Francisca Laia, estudante de Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), subiu ao pódio três vezes durante a competição. A atleta, recentemente apurada para as Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro, Brasil, ficou em primeiro lugar na prova de K1 200 metros. Francisca Laia recebeu ainda o ouro acompanhada de Maria Cabrita, estudante da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da UC, na disputa em K2 500 metros. A dupla portuguesa conquistou também a medalha de prata em K2 200 metros.

Mais medalhas foram conquistadas por Nuno Silva (FMUC) e Bruno Afonso (Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC), que ficaram em segundo lugar nas provas de C2, nas três distâncias da competição – 200, 500, 1000 metros. Destaque ainda para David Varela (Faculdade de Letras da UC), que conquistou a medalha de prata em K1 100 metros e de bronze acompanhado por Hugo Figueiras (FCTUC), na prova de K1 500 metros.

A Polónia foi a grande vencedora da competição com um total de 24 medalhas, sendo 18 de ouro, cinco de prata e uma de bronze. Em segundo lugar ficou a Itália, que regressou a casa com 11 medalhas, das quais uma de ouro, cinco de prata e cinco de bronze. A Hungria também se destacou com uma medalha de ouro, uma de prata e seis de bronze.

O 7.º Campeonato Mundial Universitário de Canoagem realizou-se até o dia 10 de junho, no Centro de Alto Rendimento de Montemor-o-Velho.

Reportagem de Ana Zayara, estudante de Jornalismo e Comunicação na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.