Estudantes da UC selecionados para programa de investigação internacional na área da Engenharia Mecânica

SF
Sara Machado - FCTUC
27 fevereiro, 2024≈ 3 mins de leitura

Da esquerda para a direira - Luís Cacho e Bernardo Alves

© DR

Dois estudantes do Departamento de Engenharia Mecânica (DEM) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) foram selecionados para participar na Higher European Research Course for Users of Large Experimental Systems (HERCULES).

Luís Miguel Cacho e Bernardo Alves, ambos alunos do doutoramento em Engenharia Mecânica, terão a oportunidade de frequentar, durante de cinco semanas, um treino e especialização no campo de neutrões, radiação-x de sincrotrão e “Free Electron Lasers” para matéria condensada a alunos de doutoramento, pós-doutorados e cientistas sénior de Universidades e Laboratórios Europeus e não Europeus.

Os estudantes têm vindo a desenvolver atividades relacionadas com os ensaios de raios-X usando a radiação de sincrotrão. Na investigação "Tensile in-situ study of metal materials produced by material extrusion technique", orientada por Patrícia Freitas Rodrigues e pela professora Teresa Vieira, investigadoras do Centro de Engenharia Mecânica, Materiais e Processos (CEMMPRE), os alunos tiveram a oportunidade de estudar a evolução estrutural (via DRX com radiação de sincrotrão) através de ensaios de tração in-situ de peças metálicas produzidas por fabrico aditivo (Material Extrusion), no Deutsches Elektronen-Synchrotron (DESY), em Hamburgo (Alemanha).

«É sabido que a utilização de grandes infraestruturas de investigação, como é o caso dos sincrotrões, está sujeita a tempos de linha que são atribuídos em contexto de propostas muito competitivas, cujas taxas de aprovação rondam os 15 a 20%. Conseguir aprovação para esses tempos de linha é um feito de grande importância para o avanço da ciência em Portugal», considera Patrícia Rodrigues.

Além disso, «um ponto muito importante acerca do curso é também o networking. Todos os alunos trabalham em áreas bastante aproximadas e tem contacto com professores reconhecidos a nível mundial. Estes alunos tem uma grande probabilidade de trabalhar em conjunto no futuro. É um passo importante para criar uma rede de contactos que os vai acompanhar durante toda a carreira», acredita a investigadora.

A escola HERCULES foi fundada em 1991 por Jean-René Regnard da Universidade Joseph Fourier, que agora faz parte da Universidade Grenoble Alpes, e por Claire Shlenker do Instituto Nacional Politécnico de Grenoble. A sessão anual deste programa conta com parcerias com outras instalações de grande escala, nomeadamente o DESY (Alemanha), SOLEIL (França), Elettra (Itália), ALBA (Espanha), SLS (Suíça) e KIT (Alemanha).

Para mais informações sobre a escola HERCULES consultar aqui.