Estudantes internacionais da Universidade de Coimbra ouvidos para o Plano Estratégico 2019-2023

A Sessão de Reflexão para o Planeamento Estratégico da Universidade de Coimbra com os estudantes internacionais foi a segunda das audições realizadas. O plano estratégico 2019-2023 vai ser apresentado ao Conselho Geral no final do ano.

19 junho, 2019≈ 3 mins de leitura

Pela primeira vez, os estudantes internacionais da Universidade de Coimbra (UC) foram chamados a participar no planeamento estratégico da UC para 2019-2023. Na lógica de “ouvir, envolvendo todos os atores da UC”, o Reitor, Amílcar Falcão, considera “importante” que os estudantes internacionais participem, com o objetivo de “ajudar-nos a melhorar”. “Estamos a cometer um lapso quando não estamos a aproveitar a força dos nossos estudantes internacionais”, reforçou ainda o Reitor da UC. “Pela energia que nos trazem, podem ser um ativo importante para a comunidade académica”, acrescentou.

Mais de duas dezenas de estudantes internacionais e estudantes de doutoramento de nacionalidade estrangeira participaram na sessão do planeamento estratégicas e deram origem a 33 ações apresentadas na sessão de apresentação de resultados. Inclusão, acolhimento e integração, serviço de suporte e extensão universitária ou propinas, os temas levantados durante a sessão foram diversos e são um desafio para os estudantes internacionais da UC. Amílcar Falcão assegurou que as mudanças vão acontecer. Para isso, garantiu levar “em consideração as sugestões” dos participantes, “algumas muito interessantes”. “Todos somos a nossa universidade”, concluiu.

Pode assistir na íntegra à sessão de abertura aqui. Para mais informações sobre o planeamento estratégico da UC https://www.uc.pt/planeamento

Veja algumas fotos do evento aqui:

2.ª Sessão do Planeamento Estratégico da UC

Marta Costa e Karine Paniza