Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC assinala 250 com "vitalidade"

“Com mais de uma centena de cursos que cobrem uma boa parte da formação em ciências e tecnologia, a faculdade continua a mostrar vitalidade". A assinalar 250 anos de história, o Dia da FCTUC celebrou-se a 12 de outubro.

MC
Marta Costa
KP
Karine Paniza
13 outubro, 2022≈ 2 mins de leitura

Antigos diretores da FCTUC foram homenageados na sessão.

© UC I Paulo Amaral

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) assinalou, a 12 de outubro, 250 anos. “Um percurso longo de que nos devemos orgulhar, por certo com muitas dificuldades, mas também com muitos sucessos ao longo dos anos”, sublinhou o presidente da Assembleia da Faculdade, Carlos Palmeira.

Numa sessão onde estiveram presentes antigos diretores da FCTUC, o atual responsável pela Faculdade, Paulo Eduardo Oliveira, revelou que o Dia da Faculdade seria “um bom momento para dar algum reconhecimento às pessoas que dedicaram algum tempo das suas vidas a favor desta faculdade”. “Temos olhado um pouco para o futuro, mas os 250 anos pareceram-nos uma boa ocasião para prestar homenagem a todas as pessoas que dirigiram esta faculdade ao longo da sua evolução”, sublinhou o responsável.

“É fundamental continuar a garantir formação atualizada, respondendo às necessidades e interesses do mercado de trabalho e continuar a promover uma cultura de exigência e qualidade”, foram alguns dos pontos chave apontados por Carlos Palmeira para o futuro da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC.

“Com mais de uma centena de cursos que cobrem uma boa parte da formação em ciências e tecnologia, a faculdade continua a mostrar vitalidade em criar e acrescentar à sua oferta formativa cursos novos”, adiantou Paulo Eduardo Oliveira.

O diretor, entre outros dados, assinalou “o número de estudantes de doutoramento que tem estado a crescer”. Tal deve-se, de acordo com o responsável, não apenas “à existência credível e séria da investigação [na FCTUC], mas também ao quanto este tipo de atividade se tornou intrínseca na atividade como investigadores e docentes” da faculdade.

“Uma faculdade que é como um exemplo para as restantes faculdades da Universidade de Coimbra” que assinala uma “data redonda”. De acordo com o Reitor da UC, Amílcar Falcão, “há claramente ciclos e esses devem levar-nos a refletir sobre o futuro. “Devemos olhar para a história, orgulharmo-nos dela, mas a nossa obrigação é planificar o mais possível para que os próximos 250 anos tenham o mesmo sucesso que tiveram os que nos precederam”, defendeu.

Na sessão de comemoração dos 250 anos da FCTUC foi ainda possível ouvir a conferência de Décio Ruivo Martins, intitulada “A Reforma Pombalina e a ciência no Brasil até à Independência”. Houve ainda espaço para assinalar os 50 anos da criação dos cursos de engenharias na FCTUC, com a reflecção de Ana Paula Piedade, intitulada “Inter e Multidisciplinaridade no futuro das engenharias”.

O programa completo e mais informações sobre as comemorações dos 250 anos da FCTUC podem ser encontradas aqui.

Reveja aqui a cerimónia na íntegra:

Eis o que pode fazer: