FCTUC comemora 251 anos com destaque para a investigação

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra assinalou os seus 251 anos a 12 de outubro de 2023.

Maria Cano
KP
Karine Paniza
12 outubro, 2023≈ 2 mins de leitura

© UC | DCOM

“250 é um número redondinho, toda a gente gosta. Eu com a minha formação profissional de origem gosto muito mais do 251 porque é um número primo”, sendo 11 departamentos da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) também “um número primo”. A alusão matemática serviu de mote para o discurso de abertura das comemorações proferido pelo Diretor da FCTUC, Paulo Eduardo Oliveira.

A sessão comemorativa do “Dia da FCTUC” deu destaque à investigação, dando palco a estudantes que participam em projetos de investigação. “Uma das marcas que a FCTUC tem o cuidado de cultivar e que distingue o que é uma Universidade é a tónica fundamental na investigação e na produção de conhecimento”, refletiu Paulo Eduardo Oliveira.

Eis o que pode fazer:

Já em 1972 se reconhecia que as Ciências e a Tecnologia deveriam caminhar juntas, dando origem à FCTUC, a primeira Faculdade de Ciências e Tecnologia portuguesa. Paulo Eduardo Oliveira não duvida que a escolha do passado deve ser o caminho do futuro. “Espero que a FCTUC possa manter a sua coesão e [possa] continuar a juntar as Ciências Fundamentais com a Perspetiva Aplicada, que faz parte inerente da nossa atividade”, realçou o diretor.

A sessão incluiu a atribuição de menções honrosas a docentes, colaboradores, investigadores e estudantes e contou também com a participação do Presidente da Assembleia da Faculdade, Carlos Palmeira, e com a intervenção do Vice-Reitor da Universidade de Coimbra (UC) para as áreas de Recursos Humanos, Financeiros e SASUC, Luís Neves, em representação do Reitor da UC, Amílcar Falcão.

Reveja aqui a cerimónia na íntegra:

Eis o que pode fazer: