FLUC lança curso sobre a língua mirandesa

Numa época em que o mirandês se encontra "severamente ameaçado", a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra propõe um estudo sobre a língua com a primeira edição do curso Mirandês: Linguística e Didática. As inscrições estão abertas até 14 de setembro.

AB
Ana Bartolomeu
03 agosto, 2023≈ 3 mins de leitura

© DR

“O mirandês é, atualmente, uma língua seriamente ameaçada”, afirma a responsável pelo curso Mirandês: Linguística e Didática, Cristina Martins. No entanto, a formação agora lançada pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC) “não é um curso de mirandês, mas sim um curso sobre a língua mirandesa e o seu ensino”, explica.

O objetivo é desenvolver “conhecimento linguístico explícito sobre a língua e a sua didática”, encontrando instrumentos para promover o ensino do mirandês. No concelho de Miranda do Douro, existem apenas três mil e quinhentos falantes ativos. O mirandês ouve-se, mas apenas entre os mais idosos. A língua não está a ser usada pelos jovens, situação que coloca o mirandês entre as categorias de “severamente ameaçado” e “criticamente ameaçado”, segundo a escala de vitalidade das línguas de Krauss.

“Ensinar mirandês é fundamental”, defende Cristina Martins, “a presença desta língua minoritária na escola é uma forma de a valorizar aos olhos dos seus próprios falantes, não apenas os atuais, mas também os potenciais.” Perante o cenário de abandono do mirandês em contexto doméstico, “a escola assume uma função decisiva na transmissão da língua às crianças e jovens”.

Este é o primeiro curso sobre a língua mirandesa que a FLUC organiza. A formação decorre em sessões síncronas por videoconferência e cada tópico é lecionado por um especialista. No curso participam docentes da FLUC, mas também professores e investigadores de outras instituições que se dedicam ao estudo do mirandês.

Com 20 vagas disponíveis, o curso destina-se a interessados na língua mirandesa com formação académica superior e está acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua para Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. As inscrições estão abertas até 14 de setembro. Para mais informações consulte a página do curso.

Partilhe