FLUC recebe o BOBCATSSS 2024

FF
FLUC
22 janeiro, 2024≈ 3 mins de leitura

A FLUC é a anfitriã do BOBCATSSS 2024, um encontro de Ciência da Informação com larga tradição na Europa, que se realiza desde 1993. "Information Profession and Sustainable Development" foi o tema escolhido para a 32.ª edição do encontro que vai reunir, de 23 a 25 de janeiro de 2024, mais de duas centenas de estudantes, docentes e profissionais de Ciência da Informação.

Os congressos BOBCATSSS têm-se afirmado como um fórum privilegiado para o encontro de investigadores, docentes e jovens estudantes de Ciência da Informação, fomentando o encontro de gerações. Ao longo de mais de 30 anos, os congressos BOBCATSSS têm proporcionando oportunidades de criação de redes, intercâmbios pessoais, debates e aprendizagem.

Na edição de Coimbra, estão inscritos 258 participantes, 112 oradores, cerca de 90 apresentações de autores de 25 países. O encontro traz nomes como Gobinda Chowdhury, da Universidade de Strathclyde, em Glasgow; Julien Roche, presidente da LIBER – Association of European Research Libraries; Serap Kurbanoglu, da Universidade Hacettepe, em Ancara, e Mia H. Mathiasson, da Syddansk Universitet, na Dinamarca.

Os profissionais da informação, bibliotecários, arquivistas, documentalistas, gestores de informação e outros, desempenham um papel vital na promoção do desenvolvimento sustentável, atuando como catalisadores da mudança.

Através do seu compromisso com a disseminação do conhecimento, a justiça social e a inovação, os profissionais da informação promovem mudanças positivas e ajudam a construir um mundo mais sustentável e inclusivo.

Será a 32ª edição das conferências BOBCATSSS, acrónimo do nome das cidades das escolas de Ciência da Informação que fundaram a European Association for Library & Information Education and Research (EUCLID), no início dos anos 1990: Budapest, Oslo, Barcelona, Copenhaga, Amesterdão, Tampere, Sheffield, Stuttgart e Szombathely.
O encontro é organizado pelo Departamento de Filosofia, Comunicação e Informação da Faculdade de Letras e pelo CEIS 20 – Centro de Estudos Interdisciplinares, da Universidade de Coimbra, em co-organização com a Universidade Estadual Paulista (UNESP-Marília), no Brasil, e a University of Library Studies and Infornation Technology (ULSIT), de Sofia, Bulgária.

A programação completa pode ser consultada em bobcatsss2024-uc.marilia.unesp.br