“Futebol com Protões”: Jogadores da Académica aceitam desafio da Física

12 abril, 2016≈ 3 mins de leitura

© CERN MediaLab

Já imaginou um jogo de futebol em que não há bola, mas sim protões? É isso mesmo que vai acontecer a 13 de abril, pelas 17h30, no Colégio de Jesus do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra (UC).

Os protagonistas deste jogo peculiar são os jogadores da Académica- OAF, que aceitaram o desafio do LIP – Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas -, no âmbito da exposição “Partículas: do bosão de Higgs à matéria escura”, uma exposição sobre os grandes desafios da física de partículas para as próximas décadas.

O jogo “futebol com protões” consiste numa instalação multimédia criada pelo gabinete MediaLab do CERN, o Laboratório Europeu de Física de Partículas, que simula o acelerador de partículas LHC. Dois jogadores disparam protões com a energia de um pontapé, fazendo-os colidir como no verdadeiro LHC.

No futebol com protões a pontuação é dada pela famosa fórmula: E = mc2! Tal como nas experiências do CERN, onde foi descoberto o bosão de Higgs, quanto maior for E, a energia dos protões, maior massa m poderá ser criada na forma de partículas. Os melhores marcadores serão aqueles que mais energia conferirem aos protões acelerados.

Assim, nesta colaboração entre a Académica-OAF e o LIP, o desporto rei vai ser usado para ilustrar as mais avançadas investigações da ciência que explicam o Universo em que vivemos.

Mais informação:

http://www.lip.pt/particulas/

https://www.facebook.com/pt.lip

Partilhe