Há novos professores catedráticos na Universidade de Coimbra

Docentes das Faculdades de Medicina e Ciências e Tecnologia tomaram posse na Sala do Senado.

29 maio, 2019≈ 3 mins de leitura

© UC | Karine Paniza

Maria Isabel Silva Ferreira Lopes, da Faculdade de Ciências e Tecnologia, e José Guilherme Lopes Rodrigues Tralhão, Maria Isabel Jacinto Santana, Miguel de Sá e Sousa Castelo-Branco, António João Ferreira de Macedo, Isabel Maria Marques Carreira e José Gabriel Saraiva da Cunha, da Faculdade de Medicina, assinaram contrato como professores catedráticos da Universidade de Coimbra.

“Esta é a minha casa”, afirmou Isabel Ferreira Lopes. A mais recente professora catedrática da FCTUC garantiu que a assinatura “é uma honra”. Em representação dos novos docentes catedráticos da FMUC, também José Saraiva da Cunha acredita que foi assumido “um compromisso de honra com a nossa universidade. Contem connosco”, acrescentou. O docente referiu três pontos chave na escolha dos estudantes: o facto de Coimbra ser uma “cidade hospitaleira, com boas acessibilidades” e que, entre outras coisas, “não descura as questões ecológicas”, o “ambiente estudantil que promove a inclusão” e “as faculdades prestigiadas e reconhecidas”, destacando que “é este o contributo que se espera de nós”.

Para o Reitor da UC, Amílcar Falcão, que presidiu à cerimónia, “hoje é um dia importante para a Universidade de Coimbra”. “Estivemos demasiado tempo sem concursos para catedráticos”, afirma Amílcar Falcão, um panorama que espera alterar no futuro.

Veja fotografias da cerimónia aqui:

Cerimónia de assinatura de contrato de Professores Catedráticos de FCTUC e da FMUC

Marta Costa e Karine Paniza