Infusão de Ciência celebra dois anos de conversas informais sobre ciência em sessão especial

06 março, 2015≈ 4 mins de leitura

© UC | Marta Costa

Dois anos e 24 sessões depois a “Infusão de Ciência” chega ao fim. Para assinalar o final do programa de conversas informais sobre ciência, o Jardim Botânico da Universidade de Coimbra (JBUC) preparou uma sessão especial com muitas surpresas.

A Sessão Especial II Aniversário Infusão de Ciência decorre já na próxima quarta-feira, 11 de março, às 18h00 e marca o encerramento da iniciativa “Infusão de Ciência”. Foram dois ciclos de conversas sobre ciência que decorreram entre fevereiro de 2013 e que terminaram no passado dia 25 de fevereiro, sempre à última quarta-feira de cada mês, às seis da tarde. Esta foi a tónica dos dois ciclos de “Infusão de Ciência” onde 32 investigadores dinamizaram 24 sessões. As temáticas, os chás e os espaços eram o elemento variável destas sessões que em dois anos atraíram mais de mil participantes.

Promovidas pelo Jardim Botânico da Universidade de Coimbra, as sessões de Infusão de Ciência tinham como objetivo proporcionar ao público um contacto com a ciência de uma forma informal e descontraída. Um objetivo alcançado, segundo a direção do JBUC: «tivemos uma média de cerca de 40 participantes em todas as sessões. Não houve nenhum mês em que tivéssemos falhado e ao todo contámos com mais de um milhar de participantes ao longo das 24 sessões de Infusão de Ciência, um número que nos surpreende pela positiva, mas que também nos deixa satisfeitos, pois representa a qualidade da iniciativa que apresentámos, quer em termos de temáticas abordadas, quer ao nível da apresentação ou da organização dos ciclos», refere.

A iniciativa “Infusão de Ciência” termina no fim do segundo ciclo devido ao processo de obras de requalificação que decorrem atualmente em vários espaços do JBUC e que, segundo a direção, «dificulta a organização deste género de atividades devido ao condicionalismo de acesso a várias zonas do Jardim».

Revisitar as 24 sessões de Infusão de Ciência é uma das propostas do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra já para a próxima quarta-feira. A Sessão Especial II Aniversário vai contar com a participação dos vários investigadores que nos últimos dois anos dinamizaram as sessões de Infusão de Ciência.

Para marcar a efeméride, o JBUC aposta ainda no pré-lançamento do livro “No Jardim há Histórias sem fim…”, uma obra que, através de um conjunto de contos, caracteriza o espaço que albergou a Infusão de Ciência e simultaneamente comunica diversos conteúdos científicos de forma cativante e eficaz. O lançamento oficial do livro será anunciado em breve, no entanto, na próxima quarta-feira, dia 11 de março, às 18h00, o público pode ficar já a conhecer em primeira mão as Histórias do Jardim.