Inov C 2020 lançado para reforçar o Ecossistema de Inovação da Região Centro de Portugal

O lançamento do programa foi ontem, 18 de abril, e contou com nove parceiros nucleares, para além da Universidade de Coimbra.

19 abril, 2017≈ 3 mins de leitura

© DR

O programa Inov C 2020, liderado pela Universidade de Coimbra (UC), foi lançado, ontem, dia 18 de abril, no Instituto Politécnico de Tomar. A iniciativa é uma continuidade do programa estratégico Inov C, que é responsável pela criação, desenvolvimento e consolidação do Ecossistema de Inovação da Região Centro de Portugal.

Além da UC, participaram na apresentação os outros nove parceiros nucleares: o Instituto Politécnico de Tomar, o Instituto Politécnico de Coimbra, o Instituto Politécnico de Leiria, o Instituto Pedro Nunes, o ITeCons, o SerQ, o Biocant/ABAP, a Obitec e o TagusValley.

O Inov C 2020 visa projetar a região enquanto referência nacional na criação de novos produtos e serviços resultantes de atividades de I&D. Este programa quer reforçar o Ecossistema de Inovação implementado como uma estrutura aberta e inclusiva, incorporando uma oferta completa de recursos, infraestruturas e dinâmicas, com apostas transversais e setorialmente orientadas para as necessidades específicas de cada projeto inovador e empreendedor.

lançamento_ INOV C 2020

Da esquerda para a direita: João Coroado (IPT), Alfredo Dias (SerQ), Leopoldina Alves (IPL), Jorge Figueira (UC), Andreia Gil (ITeCons), Isabel Marto (IDDNET), Miguel Gonçalves (UC), Rui Pedrosa (IPL), Paulo Santos (IPN), Clara Amaro (IPT), Pedro Saraiva (TagusValley) e Paulo Sanches (IPC).

Na apresentação, as instituições parceiras também discutiram os objetivos estratégicos desta etapa do programa e as atividades a serem realizadas para os próximos dois anos.

O Inov C 2020 é um projeto cofinanciado pelo Centro 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), com um prazo de execução compreendido entre 18 de abril de 2017 e 17 de abril de 2019. Os parceiros executarão um investimento total de 1.640.764,99€, sendo o montante de 1.394.650,24€, financiado pelo FEDER.