Inovação@UC um impulso para o desenvolvimento

Cerca de 600 pessoas participaram na 2.ª edição do evento, a 9 de novembro no Convento de São Francisco.

Marta Costa
KP
Karine Paniza
Ana Bartolomeu
09 novembro, 2022≈ 3 mins de leitura

© UC l Ana Bartolomeu

“A Universidade de Coimbra (UC) é um polo de excelência no desenvolvimento tecnológico e de inovação e na capacidade de gerar conhecimento”. De acordo com a presidente do Conselho Geral da UC, Gabriela Figueiredo Dias, a inovação é, assim, “um fator fundamental de resiliência e elemento crítico” para o desenvolvimento.

Para dar a conhecer e debater a inovação e o desenvolvimento tecnológico que se faz na Universidade, o Convento de São Francisco recebeu a 2.ª edição do Inovação@UC. Gabriela Figueiredo Dias garante que é um momento que “define a trajetória da UC na inovação, difusão, impacto e relevância”. “Não vale a pena ficar pela descoberta”, acrescenta a presidente do Conselho Geral. “A inovação pode proporcionar valor, mas tem de o devolver à sociedade em soluções concretas”, alerta a responsável, destacando a importância do encontro.

Há mais de duas décadas que “a Universidade começou a olhar para a inovação e empreendedorismo”. O Reitor da UC, Amílcar Falcão, defende que é necessário ser “uma universidade de investigação, que é toda a lógica do sistema universitário”. “A investigação é fundamental e os números (na UC) têm sido crescentes e com bons resultados”.

Na sessão de abertura, também o presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) saudou “a relação simbiótica entre a CMC e a UC. De acordo com José Manuel Silva, “é o único caminho para alavancar a inovação e o crescimento sustentável no distrito” e, ao mesmo tempo, apoiar que ocorra o mesmo no País. “Quando duas instituições puxam no mesmo sentido, todos podem contar com o impulso no desenvolvimento”, garante.

Eis o que pode fazer:

O evento Inovação@UC, que em 2022 reuniu cerca de 600 pessoas no Convento de São Francisco, é uma iniciativa da Comissão de Inovação do Conselho Geral da UC.

“A própria universidade está a conhecer-se”, acrescentou Joaquim Menezes. O elemento da Comissão de Inovação do Conselho Geral da UC acredita que o evento tem “um valor acrescentado porque permite juntar pessoas”. Para além da descoberta interna, o evento dá "a conhecer o que de melhor se faz na UC e que não é do conhecimento geral”, numa oportunidade para “transmitir às empresas do muito que de bom se faz aqui”.

“É preciso mostrar e saber entusiasmar” a comunidade, adiantou também Isabel Carreira, do mesmo órgão que organizou o evento. As vantagens do Inovação@UC passam ainda por “estabelecer sinergias para podermos fazer melhor, pelos nossos alunos, cidade e região”.

Saiba mais sobre o Inovação@UC em https://inova.uc.pt/.