Inquérito: Democratização, inclusão e equidade social no Ensino Superior (ES): o caso dos “maiores de 23 anos - FPCEUP

14 novembro, 2023≈ 3 mins de leitura

O presente questionário destina-se a diplomadas/os que ingressaram no ensino superior através do regime especial de acesso “maiores de 23” (Decreto-Lei nº 64/2006) e pretende compreender os efeitos da conclusão de um curso superior na vida pessoal, social e profissional das/os diplomadas/os e investigar em que medida este regime de acesso constitui uma oportunidade de democratização da educação superior, de inclusão e equidade social. Trata-se de um estudo levado a cabo por uma equipa do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), coordenado pelas Professoras Preciosa Fernandes e Angélica Monteiro. O estudo é financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) com a bolsa de investigação para doutoramento 2021.05484.BD.

A participação no estudo envolve a resposta a questões sobre acesso, frequência e conclusão do Ensino Superior e efeitos da conclusão na sua vida, bem como sobre a sua caracterização sociodemográfica (ex. idade, identidade de género, escolaridade, etc.). A participação é totalmente voluntária. Toda a informação recolhida será tratada de forma confidencial. Os dados serão armazenados e conservados apenas pelo período necessário para cumprir as finalidades que motivaram a sua recolha e tratamento, ou até cinco anos após a conclusão da recolha de dados. A recolha e o tratamento de dados são realizados, exclusivamente, para fins de investigação científica.

Link do inquérito: https://psicologia.fra1.qualtrics.com/jfe/form/SV_eVYvXdX0zUsUFka