Investigação, internacionalização e inovação em destaque no novo mandato de Albano Figueiredo como Diretor da FLUC

A cerimónia de tomada de posse do Diretor da Faculdade de Letras da UC teve lugar a 23 de outubro na Sala do Senado.

Kt
Karine Paniza e Marta Costa (vídeo e texto)
P(
Paulo Amaral (fotos)
23 outubro, 2023≈ 2 mins de leitura

© UC I DCOM

“Inicia-se hoje um segundo mandato, de 2023 a 2025, com muitos desafios que encaro com entusiasmo e serenidade”. Foi assim que Albano Figueiredo se dirigiu às pessoas reunidas na cerimónia de tomada de posse que o reconduziu como Diretor da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC).

As pessoas e a oferta formativa foram os primeiros temas abordados pelo Diretor. “Iniciámos também um movimento de qualificação e rejuvenescimento do nosso corpo técnico. É algo que vai continuar”, realça o responsável. “Mas é no incremento do número global de estudantes da FLUC que muito queremos continuar a trabalhar”. Com uma especial atenção na “atratividade” dos 2.º e 3.º ciclos, o Diretor acrescenta que há uma necessidade de “colocar as energias, concretizando a reforma da oferta com cursos mais em linha com o mundo atual".

Albano Figueiredo destacou também os três principais marcos que pretende para o mandato: Investigação, Internacionalização e Inovação. Ao defender que o futuro é “muito importante para a avaliação e a projeção dos centros de Investigação”, o Diretor admite que “é necessário aprofundar o investimento na internacionalização”. Quanto à inovação, o responsável da Faculdade de Letras garante que vai ser “igualmente um marco, quer nos grandes projetos como nas coisas mais simples do dia a dia”.

Os investimentos “avultados e contínuos” na “preservação do património imaterial e edificado da FLUC" foram também referidos na cerimónia. Albano Figueiredo destacou o "edifício central, com já setenta anos e que vem resistindo relativamente bem" e adiantou a necessidade de "melhoramento das condições de trabalho no Colégio de S. Jerónimo e no Palácio Sub-Ripas”.

“Desejando as maiores felicidades para o mandato que se inicia”, o Reitor da Universidade de Coimbra (UC), Amílcar Falcão, focou os desafios que a UC tem pela frente e a necessidade de estarmos abertos à adaptação. “É nessa adaptação contínua, incremental, por vezes disruptiva, que conseguiremos certamente continuar a seguir em frente, tal como os resultados da nossa Universidade têm mostrado. Com o contributo de todas e de todos.”

Reveja aqui a cerimónia na íntegra:

Eis o que pode fazer:

Emissão em direto realizada por Marta Costa e Karine Paniza.