Jornalismo e a História: Homenagem a Isabel Nobre Vargues

A jornada de homenagem tem lugar a 25 de fevereiro no Teatro Paulo Quintela, no 3.º piso da FLUC.

Marta Costa
KP
Karine Paniza
23 fevereiro, 2022≈ 2 mins de leitura

João Figueira e Ana Teresa Peixinho coordenaram a obra que foi agora disponibilizada

© UC | Marta Costa

A Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC) homenageia Isabel Nobre Vargues a 25 de fevereiro. A Jornada de Homenagem inclui o lançamento de um livro, uma mesa-redonda e debates. O evento tem lugar no Teatro Paulo Quintela, entre as 9h30 e as 16h30.

As duas grandes áreas de investigação da docente aposentada da FLUC, o Jornalismo e a História, vão estar em destaque nas jornadas. "Creio que nada melhor para honmenagear o percurso, nem mais pertinente, do que relacionar estes dois campos - a história do passado, do presente e a preservação da memória", afirma a docente da FLUC, Ana Teresa Peixinho.

Eis o que pode fazer:

Dos vários momentos das jornadas, destaque para a apresentação da obra "Jornalismo e a História: Homenagem a Isabel Nobre Vargues". O trabalho, coordenado por Ana Teresa Peixinho e João Figueira, reúne um conjunto de textos científicos de autores nacionais e internacionais, de várias universidades, assim como testemunhos de antigos alunos da docente.

"Tem dois grandes capítulos, um dedicado a histórias e jornalismos e outro dedicado aos media e liberalismos", explica João Figueira. De acordo com o docente da FLUC, "será um momento particularmente relevante e simbólico de homenagem, pois a obra reúne textos inéditos sobre a história do jornalismo e as suas relações múltiplas com a política ou os movimentos estudantis" por exemplo.

A obra é editada pela Imprensa da Universidade de Coimbra e vai ficar disponível em acesso aberto a partir de 25 de feveiro.

Eis o que pode fazer:

As jornadas são organizadas pela Secção de Jornalismo e Comunicação da FLUC e pelo grupo de Comunicação, Jornalismo e Espaço Público do CEIS20.

Mais informações em https://agenda.uc.pt/eventos/homenagem-a-isabel-nobre-vargues/

Programa completo do Colóquio

9H30 - Abertura

10h00 - Mesa Redonda: Os Discípulos