Jornalismo na UC comemora 30 anos

Celebrações que marcam os 30 anos de Jornalismo na Universidade de Coimbra vão decorrer entre 13 de outubro de 2023 e 24 de maio de 2024.

MC
Maria Cano
KP
Karine Paniza
11 outubro, 2023≈ 2 mins de leitura

© Marta Costa

“Considera-se que a opção pela criação da primeira licenciatura em Jornalismo existente no ensino universitário português marca a sua diferença entre os outros cursos da área da comunicação existentes em Portugal”. Quem o escreve é Mário Mesquita e Cristina Ponte num relatório nos anos 90 sobre a licenciatura em Jornalismo criada em 1993 na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC).

Volvidas três décadas, a FLUC celebra os 30 anos de Jornalismo na Universidade de Coimbra (UC). O extenso e diverso programa começa já a 13 de outubro com uma aula magistral sobre o rumo da comunicação digital proferida por Berta García Orosa, docente na Universidade de Santiago de Compostela.

As comemorações visam "refletir sobre o passado, mas também sobre os desafios atuais que o Jornalismo enfrenta”, explica a docente da FLUC, Inês Amaral.

Eis o que pode fazer:

As celebrações prolongam-se até 24 de maio de 2024, destacando-se o encerramento com o "colóquio chamado ‘Pensar Jornalismo com Mário Mesquita’, que é sobretudo um momento de reflexão e também de homenagem ao fundador do Jornalismo na Universidade de Coimbra”, sublinha Inês Amaral.

O programa inclui também um ciclo de cinema sobre jornalismo, além do lançamento de livros e uma série de formações e mesas redondas.

Além de serem direcionadas para os estudantes da área, as comemorações pretendem chegar também "à Universidade de Coimbra de forma geral, à Academia e, também, naturalmente, à comunidade que nos rodeia, à cidade”, refere a docente.

Programa das Comemorações dos 30 anos de Jornalismo na UC

Abertura das comemorações

• 13 de outubro de 2023: Aula magistral com Berta Maria Orosa “O dilema da incerteza: rumo a 30 anos de comunicação digital”
  • 19 de outubro de 2023: Lançamento do livro de João Figueira “Da incerteza como princípio: Jornalismo, Democracia, Decadência da Verdade”