Laboratório de Curadoria #2: Acto contínuo

11 fevereiro, 2015≈ 2 mins de leitura

© Patrícia Almeida

O Laboratório de Curadoria do Mestrado em Estudos Curatoriais da Universidade de Coimbra (UC) inaugura, na próxima quinta-feira, dia 12 de fevereiro,  o primeiro momento do Ciclo de Intervenções “Acto Contínuo”.

A iniciativa tem lugar pelas 18 horas, na Galeria do Colégio das Artes da Universidade de Coimbra. “Acto Contínuo” inicia-se com uma performance do artista João Fiadeiro, intitulada “I WAS HERE” da qual resultará a exposição I AM (NOT) HERE, que pode ser visitada até ao dia 23 de abril, de segunda a sexta-feira, entre as 14 e as 18 horas.

O Ciclo de Intervenções, desenvolvido em três momentos, conta com a participação de João Fiadeiro (fevereiro); de Gabriel Abrantes (maio) e de Julião Sarmento (outubro). Em paralelo a cada intervenção terão lugar outras atividades como conferências, intervenções no Colégio ou noutros lugares da Universidade ou da cidade, num diálogo constante com a cena artística presente.

O Laboratório de Curadoria apresenta-se como um espaço de experimentação co-curatorial em estreita colaboração e diálogo com os artistas convidados. Procura-se concretizar, desta forma,  “um projeto aberto à comunidade, que possibilite novos discursos e produza outras oportunidades culturais em Coimbra”. De acordo com a organização, esta segunda edição da iniciativa reflete sobre o diálogo entre o Corpo e o Espaço: “Para nós o corpo é pensante e criador, no espaço e no tempo. É criador de movimento e ação, de uma passagem/percurso que deixa marcas. Inscreve no espaço considerando que todo o movimento é escultórico”.