Mimesis 2023: Sounds of Travel apresenta uma viagem entre o canto e a encenação

O espetáculo Sounds of travel apresenta uma leitura do ciclo de canções “Songs of travel” de Ralph Vaughan Williams com poemas Robert Louis Stevenson e tem lugar no Auditório Madalena Biscaia Perdigão, na Figueira da Foz a 15 de junho.

KP
Karine Paniza
12 junho, 2023≈ 2 mins de leitura

Uma viagem onde o caminhante partilha as vivências do percurso. O espetáculo Sounds of travel, inserido na 4.ª edição do Ciclo de Teatro e Artes Performativas da Universidade de Coimbra (UC) Mimesis, leva ao palco uma leitura do ciclo de canções “Songs of travel” de Ralph Vaughan Williams, com poemas Robert Louis Stevenson.

A peça “nasceu de uma colaboração” entre o Pateo das Galinhas - Grupo Experimental de Teatro da Figueira da Foz e o Centro de Investigação da Terra e do Espaço da UC. De acordo com o docente da Universidade, João Fernandes, pretende também ser uma celebração da instalação na Figueira da Foz de um Pólo da Universidade de Coimbra e do 13.º aniversário do Pateo das Galinhas.

“Entrelaçar o aspeto cénico e o canto lírico acompanhado do piano” é o mote para o espetáculo, revela João Fernandes. A proposta é levar o público a acompanhar a viagem de um personagem através de um conjunto de canções e vivências que podem "ser a da própria vida”.

Eis o que pode fazer:

“A nossa intervenção, do ponto de vista teatral, parte do poema – O Vagabundo”, aponta o integrante do grupo Pateo das Galinhas, Fernando Carlos Lopes. O também docente da UC afirma que é preciso considerar que as viagens são “mais internas” e o que o espetáculo pretende mostrar é “uma viagem mais intimista”.

O espetáculo Sounds of travel tem lugar no Auditório Madalena Biscaia Perdigão, situado no edifício da Biblioteca e do Museu na Figueira da Foz a 15 de junho, pelas 21h30.

Conheça a programação completa do Ciclo de Teatro e Artes Performativas Mimesis da Universidade de Coimbra em www.uc.pt/cultura/mimesis

Sounds of Travel | Performance | 21h30 no Auditório Municipal da Figueira da Foz

Através do canto lírico, do piano, da voz dos diseurs, da perfor- mance, nove poemas de Robert Louis Stevenson atravessam o palco, com a música de Ralph Vaughan Williams que compõem o ciclo “Songs of Travel”. O cenário de “Sounds of travel” é minimal: um piano, uma camisa desfraldada ao vento e um vídeo de paisagens nuas, a preto e branco. Mar, rochas, terra e céu. Viagens pelo espaço e viagens interiores: a possibili- dade de diálogo entre o corpo em viagem e a natureza. Falar- se-á talvez da solidão, da liberdade e do amor. Este evento é, também, uma iniciativa dos organizadores para celebrar a instalação na Figueira da Foz de um polo da UC.

Para todos os públicos.

Reservas: teatrodebico@gmail.com