Relação entre Teatro e Ciência vai estar em debate esta semana em Coimbra

Entre 9 e 11 de novembro, o colóquio internacional "Teatro sobre Ciência" vai reunir profissionais das áreas da investigação e da arte para debater os momentos e os motivos que potenciam o encontro entre as duas áreas.

Cc
Catarina Ribeiro c/CNC-UC
07 novembro, 2023≈ 4 mins de leitura

O colóquio é organizado por várias estruturas da Universidade de Coimbra e pela companhia de teatro Marionet.

© DR

Entre quinta-feira e sábado (9 a 11 de novembro), Coimbra vai receber o colóquio internacional Teatro sobre Ciência. Organizado por várias estruturas da Universidade de Coimbra (UC) e pela companhia de teatro conimbricense Marionet, o encontro vai reunir profissionais das áreas da investigação e da arte para debater os momentos e os motivos que potenciam o encontro entre as duas áreas, alargando o conhecimento sobre os diálogos entre teatro e ciência.

Ao longo de três dias, 120 participantes e palestrantes vão ter a oportunidade de partilhar e conhecer projetos que potenciam a ligação entre ciência e teatro, com o objetivo de aprofundar o conhecimento sobre a utilização da linguagem artística como forma de comunicar e de estabelecer novas ligações entre a ciência e a sociedade. Questões como “Poderá o teatro ajudar a resolver problemas científicos?”, “O conhecimento científico transforma o teatro?”, “O teatro faz sentido na comunicação de ciência?” ou “De que modo o teatro se envolve nos debates públicos sobre a ciência e o desenvolvimento científico?” vão marcar os três dias de discussão.

“Os cruzamentos interdisciplinares entre os campos artístico e científico vêm assumindo uma importância cada vez maior tanto ao nível da prática artística como da investigação científica. Este colóquio, na sua segunda edição, é já um evento de referência internacional nesta área, e coloca Coimbra no centro da reflexão sobre as práticas artísticas e comunicacionais que relacionam as artes performativas com as ciências”, destaca o investigador da UC e diretor artístico da Marionet, Mário Montenegro.

O colóquio vai contar com palestras de oradores e performers de renome internacional, como Catherine Courtet, da Agence Nationale de la Recherche; Emma Weitkamp, da University of West of England; Liliane Campos, da Sorbonne Nouvelle; Steve Abbott, do Middlebury College; ou Kirsten Shepherd-Barr, da University of Oxford. Vão decorrer também apresentações de trabalhos de profissionais da arte e da ciência, workshops, performances, assim como três peças teatrais que ilustram a articulação entre teatro e ciência.

Na Universidade de Coimbra, há mais de 20 anos que a ligação entre teatro e ciência tem vindo a ser explorada, através de colaborações da Marionet com o Centro de Neurociências e Biologia Celular da UC (CNC-UC), o Centro de Estudos Interdisciplinares da UC (CEIS20) e o Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV). Como resultado destas sinergias, foram produzidas várias peças de teatro, desenvolvidos projetos que juntam arte e ciência, e dinamizadas formações avançadas, entre outras iniciativas.

Este colóquio internacional é organizado pelo CNC-UC, pelo TAGV, pelo CEIS20 e pelo Instituto de Investigação Interdisciplinar da UC (iiiUC) em parceria com a Marionet. Conta com o apoio financeiro da Câmara Municipal de Coimbra e da Direção-Geral das Artes.

O programa completo do evento está disponível aqui.