MetaRedX Portugal junta Instituições de Ensino Superior empreendedoras em Coimbra

28 junho, 2023≈ 3 mins de leitura

Debater o empreendedorismo que se pratica nas Instituições de Ensino Superior (IES) de Portugal e antever caminhos futuros foi o mote do I Encontro Nacional da MetaRedX Portugal, que teve lugar no Pólo II da Universidade de Coimbra (UC).

Para o presidente da MetaRedX Portugal e Reitor da UC, Amílcar Falcão, este é “um dos projetos mais interessantes que o grupo Santander lançou”, pois é crucial que as IES, ainda que sejam concorrentes, “trabalhem em rede” para “ganhar escala” e para “levar para o mercado valor acrescentado”.

Inês Rocha de Gouveia, diretora do Santander Universidades Portugal, explicou que a instituição pretende “fomentar o ensino, a empregabilidade e o empreendedorismo”, tocando este projeto no terceiro objetivo.

Durante o evento, que teve lugar a 27 de junho, foi apresentado um ponto de situação e as perspetivas futuras dos Grupos de Trabalho da MetaRedX Portugal e uma mesa-redonda sobre Práticas e experiências da Academia Portuguesa em Empreendedorismo e Inovação. Foram ainda entregues diplomas aos participantes do curso ‘Como criar um gabinete de empreendedorismo’, organizado pela MetaRedX Portugal e pela Universidade de Coimbra e dinamizado pelo Instituto Pedro Nunes.

No encerramento, a Pró-Reitora para o Empreendedorismo da UC, Gabriela Fernandes, referiu que este é o “primeiro de muitos encontros, pois o objetivo é que o evento seja anual”, acrescentando que as IES têm de trabalhar em colaboração para terem impacto.

A MetaRed X Portugal promove a colaboração entre os Gabinetes de Transferência de Tecnologia e de estímulo ao empreendedorismo das IES portuguesas na área do empreendedorismo. Esta iniciativa da Fundação Universia e do Santander Universidades insere-se numa rede global ibero-americana presente em oito países e que conta, atualmente, com 731 IES.