Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior regressa à Universidade de Coimbra

Para além da visita ao circuito das matrículas da UC e da apresentação da nova residência Luís de Camões, foi ainda realizada uma visita às obras do edifício UC Biomed, no Polo 3.

Mv
Marta Costa e Ana Bartolomeu (texto e vídeo)
P(
Paulo Amaral (foto)
31 agosto, 2023≈ 2 mins de leitura

© UC I Paulo Amaral

Em visita à Universidade de Coimbra (UC) a ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior encontrou "um esquema muito profissional para fazer o acolhimento aos alunos". Elvira Fortunato visitou o circuito presencial de matrículas no Student Hub da UC, que decorreu entre 28 e 30 de agosto.

"Agradada" com a organização, a responsável realçou "o excelente acompanhamento, em todas as partes do processo, feito também por estudantes da UC". "Não há barreiras, são os próprios colegas que explicam o que vai acontecer nos próximos anos".

Para o Reitor da UC, Amílcar Falcão, "os estudantes estão mais conscientes do que querem e para onde querem ir". Cabe assim à Universidade promover o melhor acolhimento e, para além disso, a melhor estadia e educação no Ensino Superior. "Estamos todos juntos a fazer o melhor que podemos para o futuro dos nossos jovens e do País".

É, por isso, uma "aposta da UC proporcionar alojamento de qualidade aos estudantes". Amílcar Falcão acredita que, enquanto característica de retenção, deve ser reforçada e a UC "tem de ter capacidade" de receber. Ao aproveitar o financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) ao Plano Nacional de Alojamento no Ensino Superior (PNAES), vai ser possível a criação de "mais de 200 camas, o que é um aumento significativo” na oferta de alojamento em Coimbra.

Com quatro projetos em curso, dois de reabilitação e dois de construção de novas residências, a Universidade de Coimbra apresentou o que vai ser a nova residência Luís de Camões. Um “projeto que pretende ser inovador e que tem sido um processo exigente”, define o Vice-Reitor para o Património, Edificado e Turismo da UC, Alfredo Dias. Com uma estimativa de custos na ordem “dos seis milhões de euros”, a residência Luís de Camões - o maior dos quatro projetos da UC no âmbito do PNAES - vai disponibilizar “80 quartos e 156 camas”, revelou o Vice-Reitor.

Sendo "uma construção que abraça e envolve o que é o edifício, aproveitando a fachada", o projeto foi apresentado por João Crisóstomo, arquiteto da depA arquitechs. O objetivo passa por "não se encerrar em si mesmo, mas lançar sementes para a envolvente", acrescenta o arquiteto. A nova residência, na Rua Luís de Camões, vai estar pronta, previsivelmente, no final de 2025.

De acordo com a ministra, é "um projeto diferente" pois adapta "um edifício muito antigo". Elvira Fortunado considera que, para além do projeto de arquitetura em si, foi ainda valorizada "a parte da sustentabilidade e dos novos materiais hoje em dia utilizados nas construções". A nova residência Luís de Camões apresenta "todas as características de economia circular, sustentabilidade, eficiência energética e conforto" e a responsável acredita que "os alunos vão gostar de estar naqueles quartos".