Matrículas na UC 2023 - a entrada para o Ensino Superior começa aqui

Presencialmente ou de forma online, o Student Hub da UC torna-se a receção dos milhares de estudantes que ingressam na Universidade de Coimbra.

KP
Karine Paniza
Marta Costa
29 agosto, 2023≈ 3 mins de leitura

© UC | Paulo Amaral

De Norte a Sul, do interior às ilhas, e até de mais além. Chegam a Coimbra para mais um passo no percurso académico. São estudantes colocados no Concurso Nacional de Acesso e Ingresso no Ensino Superior Público que chegam à Universidade de Coimbra (UC) para efetuar a matrícula. De forma presencial ou online, o processo decorre, em 2023, entre 28 e 30 de agosto. No primeiro dia, a UC efetivou a matrícula de mais de 1 400 estudantes.

Com todas as opções para a Universidade de Coimbra, Raquel Chaves chega de Viseu para estudar Antropologia na Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC. A aluna conta que gosta “muito da tradição. E a Universidade de Coimbra tem muita história, por ser uma da mais antigas”.

Já de Santarém chega Adriana Abreu, com a Faculdade de Direito da UC como primeira opção e a distância de casa encarada como muito positiva. “Não me sinto de todo afastada”. A estudante reflete que Coimbra é uma cidade onde sempre quis “experimentar estudar, principalmente no curso de Direito”. “Sempre me chamou a atenção”, garante.

Sendo uma experiência inédita para muitos, os novos estudantes deparam-se com algumas dificuldades, como foi o caso de Gonçalo Gomes, que ingressou no curso de Geografia na Faculdade de Letras da UC. “Tive um pouco de dificuldade na escolha das disciplinas, mas ajudaram-me rapidamente e consegui decidir com a ajuda dos colegas”. A ajuda é oferecida por cerca de 300 voluntários, estudantes da UC, que durante os três dias, vão estar a facilitar a vida daqueles que chegam à UC pela primeira vez.

“É um gosto receber os nossos novos estudantes”, afirma a Vice-Reitora para o Ensino e Atratividade da UC, Cristina Albuquerque. Estudantes, que segundo a Vice-Reitora, são “bem acolhidos, bem integrados, e com vontade de prosseguir os estudos na Universidade de Coimbra”.

Foram 3 296 os novos e novas estudantes com colocação na UC, o que equivale a cerca de 97% de vagas preenchidas na primeira fase do concurso. Das oito faculdades da UC, sete viram as vagas totalmente preenchidas.

A responsável destaca ainda que "este ano a UC teve uma enorme percentagem de estudantes colocados nas três primeiras opções. Foram cerca de 91%", o que demonstra o reconhecimento da qualidade educacional oferecida pela UC e a crescente atratividade da instituição, garante.